Concentrações de retinol e de beta-caroteno séricos e perfil nutricional de crianças em Teresina, Piauí, Brasil / Serum concentrations of retinol and beta-carotene, and nutritional status of children in Teresina, Piauí, Brazil
Rev. bras. epidemiol
; Rev. bras. epidemiol;11(2): 287-296, jun. 2008. graf, tab
Article
en Pt
| LILACS
| ID: lil-488682
Biblioteca responsable:
BR67.1
RESUMO
OBJETIVO:
Avaliar as concentrações séricas de retinol e beta-caroteno de pré-escolares em Teresina, Piauí, com caracterização do perfil antropométrico e do consumo alimentar. MATERIAL EMÉTODOS:
Estudo transversal envolvendo 135 crianças em creche municipal, com avaliação do estado nutricional pelosmétodos:
bioquímico (concentração sérica de retinol e beta-caroteno), antropométrico (índices de peso para estatura - P/E e estatura para idade - E/I) e dietético (freqüência de consumo alimentar).RESULTADOS:
Observou-se prevalência de deficiência de vitamina A (DVA) de 8,9 por cento (IC95 por cento 4,7 - 15,0 por cento) e existência de associação entre suplementação anterior e concentrações de retinol, com maior proporção de crianças com níveis normais de retinol entre as suplementadas (p = 0,025). As concentrações de retinol e de beta-caroteno mostraram-se correlacionadas, porém com força leve a moderada (p < 0,021). Os percentuais de crianças com baixo P/E e de baixa E/I foram de 1,9 por cento (IC95 por cento 0,2 - 6,8 por cento) e 9,7 por cento (IC95 por cento 4,8 - 17,1 por cento), respectivamente. Na avaliação dietética verificou-se baixo consumo de alimentos ricos em vitamina A.CONCLUSÕES:
A elevada prevalência de DVA nas crianças, combinada com a alta percentagem de crianças com valores aceitáveis de retinol, os baixos valores medianos de beta-caroteno, a alta percentagem de déficit estatural e a inadequação do consumo de alimentos ricos em vitamina A, indicam a necessidade de se aprimorar as estratégias de educação em saúde e nutrição da população, incentivando o consumo de alimentos fontes de vitamina A, como medidas auto-sustentáveis importantes no combate ao problema. Além disso, deve ser considerado o incentivo à fortificação dos alimentos e ao fortalecimento de Programas de suplementação.Palabras clave
Texto completo:
1
Índice:
LILACS
Asunto principal:
Vitamina A
/
Preescolar
/
Estado Nutricional
/
Beta Caroteno
Tipo de estudio:
Observational_studies
/
Prevalence_studies
/
Risk_factors_studies
Límite:
Child, preschool
/
Humans
País/Región como asunto:
America do sul
/
Brasil
Idioma:
Pt
Revista:
Rev. bras. epidemiol
Asunto de la revista:
EPIDEMIOLOGIA
/
SAUDE PUBLICA
Año:
2008
Tipo del documento:
Article
/
Project document