Cervicite por Chlamydia trachomatis em mulheres sexualmente ativas atendidas em um serviço privado de ginecologia na cidade de Fortaleza / Chlamydia trachomatis cervicitis in sexual actives women from a private gynecologic service in Fortaleza city
Rev. bras. anal. clin
; 39(4): 287-290, 2007. tab, graf
Article
en Pt
| LILACS
| ID: lil-490973
Biblioteca responsable:
BR408.1
RESUMO
Introdução:
A infecção por Chlamydia trachomatis geralmente é assintomática, acomete mulheres jovens sexualmente ativas e, quando não tratada adequadamente, pode ocasionar complicações como doença inflamatória pélvica, infertilidade e gravidez ectópica.Objetivos:
Avaliar a freqüência de cervicite por Chlamydia trachomatis em serviço privado, na cidade de Fortaleza e correlacionar a infecção com achados clínicos.Métodos:
Foram utilizadas amostras colhidas de 214 mulheres sexualmente ativas, atendidas em serviços de ginecologia geral na cidade de Fortaleza, processadas através do método de Captura Híbrida (Digene ®) para detecção de DNA-Chlamydia trachomatis.Resultados:
Foram encontrados 6,08 de mulheres com positividade para C. trachomatis. A faixa etária com maior prevalência foi 26-30 anos. A infecção ocorreu em pacientes assintomáticas em 6,2 dos casos e, dentre as pacientes em que havia suspeita clinica, em 5,7. Por outro lado, nos casos positivos, 61,63 não apresentavam queixas.Conclusão:
A freqüência de cervicite por C. trachomatis em mulheres jovens sexualmente ativas não teve relação com sintomas ou achados clínicos, ressaltando a necessidade de um rastreio a fim de realizar o tratamento adequado, evitando possíveis complicações bastante dispendiosas, tanto para as mulheres quanto para a sociedade.
Texto completo:
1
Índice:
LILACS
Asunto principal:
Enfermedades de Transmisión Sexual
/
Cervicitis Uterina
/
Chlamydia trachomatis
/
Prevalencia
/
Estudios Retrospectivos
Tipo de estudio:
Observational_studies
/
Prevalence_studies
/
Risk_factors_studies
Límite:
Adult
/
Female
/
Humans
Idioma:
Pt
Revista:
Rev. bras. anal. clin
Asunto de la revista:
PATOLOGIA
Año:
2007
Tipo del documento:
Article