Your browser doesn't support javascript.
loading
Tunelização do nervo ciático de ratos com "poly-1 lactide-co p-lactide / Entubulation of sciatic nerve of rats with poly-1 lactide-co p-lactide
Lacanna, Santino N; Prandini, Mirto N; Pereiro, João Roberto; Moraes, Rodrigo Fagundes.
Afiliación
  • Lacanna, Santino N; Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Neurocirurgia. São Paulo. BR
  • Prandini, Mirto N; Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Neurocirurgia. São Paulo. BR
  • Pereiro, João Roberto; Hospital do Servidor Público. São Paulo. BR
  • Moraes, Rodrigo Fagundes; Universidade Federal de São Paulo. São Paulo. BR
J. bras. neurocir ; 19(3): 37-40, 2008.
Article en Pt | LILACS | ID: lil-498250
Biblioteca responsable: BR500.1
RESUMO
A capacidade de regeneração axonal após uma lesão por secção é variável e depende das condições ambientais que cercam os dois cotos terminais. Uma importante reação enzimática assim como uma resposta imunológica ocorre a este nível. As células de Schwann, ao final de segmento proximal, iniciam um rápido processo de divisão processo de divisão mitótica na tentativa de repor o tecido do neurônio lesado.

Objetivo:

Isolar a região de regeneração do nervo seccionado das reações biológicas originadas dos tecidos vizinho, reduzindo a resposta imunológica e ezigmática, melhorando, assim, as condições biológicas dos dois cotos terminais.

Métodos:

Os nervos ciáticos da pata direita de vinte ratos Wistar EMP foram seccionados, com um espaço livre 5 a 8 mm. Em dez animais um tubo de 20 mm, confeccionado com Poly-L Lactide-Co P-Lactide, envolveu ambas as extremidades saeccionadas (tunelização), não sendo efetuada sutura no nervo. Após 6 meses os animais foram sacrificados e o nervo dissecado e fotografado. Os músculos distais da pata foram enviados para exame histológico.

Resultados:

Em todos animais em que tunelização foi efetuada demonstraram uma excelente condição anatômica de regeneração nervosa. O exame histológico demonstrou completa regeneração muscular nesses animais. Animais em que tunelização do nervo não foi efetuada não demonstraram sinais de regeneração do nervo e o exame histológico demonstrou importante atrofia muscular.

Conclusões:

A tunelização com Poly-L Lactide-Co P-Lactide, promovendo o isolamento dos tecidos vizinhos, dos cotos terminais do nervo ciático, em ratos Wistar EP, permitiu satisfatória regeneração sem a necessidade de sutura do nervo, após seis meses. Os músculos da pata reinervada não demonstraram características histológicas de atrofia.
Asunto(s)
Buscar en Google
Índice: LILACS Asunto principal: Nervios Periféricos / Cirugía General / Regeneración Nerviosa Límite: Animals Idioma: Pt Revista: J. bras. neurocir Asunto de la revista: NEUROCIRURGIA Año: 2008 Tipo del documento: Article
Buscar en Google
Índice: LILACS Asunto principal: Nervios Periféricos / Cirugía General / Regeneración Nerviosa Límite: Animals Idioma: Pt Revista: J. bras. neurocir Asunto de la revista: NEUROCIRURGIA Año: 2008 Tipo del documento: Article