Método de comparação do volume orbital por tomografia computadorizada helicoidal / Method for comparison of the orbital volume by helical computed tomography
Rev. Soc. Bras. Cir. Craniomaxilofac
; 11(1): 22-26, 2008. ilus, tab, graf
Article
en Pt
| LILACS
| ID: lil-514677
Biblioteca responsable:
BR1782.1
RESUMO
Várias doenças são capazes de alterar o volume orbital. As fraturas de órbita estão entre as afecções que mais comumente alteram o volume das órbitas, sendo o seu tratamento dependente da experiência do cirurgião, a fim de restaurar o volume alterado. Objetivo:
O objetivo do presente estudo foi estabelecer um método radiológico de volumetria orbital, tanto para o auxílio ao diagnóstico quanto para o acompanhamento pós-operatório desses pacientes.Método:
Utilizamos 21 exames de pacientes sem comorbidades e com laudos radiológicos normais (ou com doenças que não alterassem o volume orbital). Três médicos radiologistas fizeram as volumetrias, de forma independente, guiados por um protocolo fixo e pré-definido.Resultados:
os resultados demonstraram a relação de igualdade entre ao órbitas direita e esquerda, além de boa acurácia e reprodutividade.
Buscar en Google
Índice:
LILACS
Asunto principal:
Órbita
/
Fracturas Orbitales
/
Fracturas Craneales
/
Enoftalmia
Tipo de estudio:
Diagnostic_studies
/
Guideline
Límite:
Humans
Idioma:
Pt
Revista:
Rev. Soc. Bras. Cir. Craniomaxilofac
Asunto de la revista:
CIRURGIA GERAL
Año:
2008
Tipo del documento:
Article