Your browser doesn't support javascript.
loading
Foco de criptas aberrantes e câncer colorretal: análise da via Wnt/Beta-catenina / Focus of aberrant crypts and colorectal cancer: analysis of WNT pathway / Beta-catenina
Curitiba; s.n; 2008. 56 p.
Thesis en Pt | LILACS | ID: lil-521804
Biblioteca responsable: BR500.1
Ubicación: BR500.1; WI, 600, 034F
RESUMO

Introdução:

o câncer colorretal (CCR) é uma das neoplasias mais incidentes no Brasil. Vários estudos têm sido realizados para elucidação das vias que levam à carcinogênese, entre eles via Wnt/β-catenina. Alguns autores postularam a existência de criptas anormalmente alargadas e correlacionaram a presença delas o CCR. Essas criptas foram denominadas de criptas aberrantes (CA).

Objetivos:

correlacionar a presença de foco de criptas aberrantes (FCA) próximas a um tumor de região colorretal, avaliando o papel desta entidade na carcinogênese desses orgãos, por meio da expressão da β-catenina no núcleo dos colonócitos.

Métodos:

utilizaram-se 21 espécimes cirúrgicos contendo adenocarcinoma colônico. Foram coletadas amostras localizadas a 1 cm proximal e distal e 5 cm proximal e distal ao tumor, bem como um fragmento da própria neoplasia. Os FCA foram identificados e, posteriormente, realizou-se a técnica de tissue microarray (TMA) para esses focos e a neoplasia. Os anticorpos utilizados foram a β-catenina e o Ki-67.

Resultados:

a expressão da β-catenina nuclear nos colonócitos dos adenocarcinomas atingiu a frequência de 81%. O Ki-67 obteve a mesma frequência. Apesar disso, o coeficiente de concordância (Kappa) foi de 0,38, revelando fraca observados 20, distribuídos em 11 dos 21 segmentos intestinais, sendo que 8 estavam a 1 cm proximal e localizaram-se a 5 cm proximais ao tumor. A displasia foi observada em apenas 2 casos, localizados a 1 cm proximal, e outro, a 1 cm distal ao tumor. Nenhum dos FCA apresentou imunorreação para a β-catenina e Ki-67.

Conclusões:

nas áreas situadas a 1 cm da neoplasia colorretal, foi observada maior concentração de FCA em relação às áreas situadas a 5 cm do tumor. No entanto, não se observou correlação entre a expressão da β=catenina nos colonócitos das CA nas áreas estudas.
Asunto(s)
Buscar en Google
Índice: LILACS Asunto principal: Lesiones Precancerosas / Neoplasias Colorrectales / Beta Catenina Idioma: Pt Año: 2008 Tipo del documento: Thesis
Buscar en Google
Índice: LILACS Asunto principal: Lesiones Precancerosas / Neoplasias Colorrectales / Beta Catenina Idioma: Pt Año: 2008 Tipo del documento: Thesis