Your browser doesn't support javascript.
loading
Does the existing traditional undergraduate Anatomy curriculum satisfy the senior medical students? A retrospective evaluation / O currículo tradicional de Anatomia é satisfatório para os estudantes do último ano de medicina? Uma avaliação retrospectiva
Kaimkhani, Zahid Ali; Ahmed, Masood; Al-Fayez, Musaed; Zafar, Muhammad; Javaid, Asad.
Afiliación
  • Kaimkhani, Zahid Ali; King Saud University. Department of Anatomy. Riyadh. SA
  • Ahmed, Masood; Al Qasim University. College of Medicine. Buraidah. SA
  • Al-Fayez, Musaed; King Saud University. Department of Anatomy. Riyadh. SA
  • Zafar, Muhammad; King Fahad Medical City Riyadh. Department of Anatomy. Riyadh. SA
  • Javaid, Asad; Al Qasim University. College of Dentistry. Buridah. SA
Einstein (Säo Paulo) ; 7(3)set. 2009. tab
Article en En, Pt | LILACS | ID: lil-530780
Biblioteca responsable: BR1.1
RESUMO

Objetivo:

Apresentar os resultados de um estudo sobre opiniões e conhecimento de residentes de primeiro ano e estudantes de medicina sobre o Currículo de Anatomia e suas sugestões para organizar um curso de bases clínicas em anatomia.

Métodos:

Residentes de primeiro ano, ao final de seu ano clínico, e estudantes de medicina ao final de seu ano de graduação foram solicitados a avaliar o Currículo de Anatomia que tiveram nos anos pré-clínicos.

Resultados:

A maioria dos respondentes avaliou o ensino geral de anatomia adequado, mas a grande maioria considerou os cursos de anatomia clínica, anatomia de imagem e anatomia de superfície e viva muito curtos. Os residentes de primeiro ano e estudantes classificaram os cursos de anatomia e temas clínicos integrados como essenciais para seu treinamento clínico e sentiram a necessidade de um curso de anatomia orientado para a clínica, com estudos de casos e participação de docentes de clínica nos anos de ciclo básico.

Conclusões:

Avaliações retrospectivas ao final do primeiro ano de residência e no último ano de graduação são ?evidências? úteis a serem consideradas na reforma do currículo de anatomia, especialmente para desenvolver um Curso de Bases Clínicas em anatomia. Os resultados de tais estudos devem ser levados em conta ao se discutirem as modificações do currículo de anatomia.
Palabras clave