Jeca Tatu e os dilemas da modernização rural no Brasil / Jeca Tatu and the dilemmas of the rural modernization in Brasil
In. Borges, Maria Eliza Linhares. Campo e cidade na modernidade brasileira: literatura, vilas operárias, cultura alimentar, futebol, correspondência privada e cultura visual. Belo Horizonte, Argvmentvm, 2008. p.13-39. (História, 4).
Monography
en Pt
| LILACS
| ID: lil-579115
Biblioteca responsable:
BR1273.1
Ubicación: BR1273.1; 307.70981, B732c
RESUMO
Analisa a leitura de Monteiro Lobato acerca do trabalhador rural brasileiro e sua inserção em uma sociedade urbana-industrial. Pretende resgatar-problematizar a constituição da imagem do Jeca Tatu como uma representação do caipira. O pano de fundo para esta discussão é a avaliação da condição do homem do campo como um não-cidadão, em uma conjuntura de transição do universo rural para o urbano. Para o desenvolvimento desta pesquisa foram consultados escritos de Monteiro Lobato. Ao optar pelo texto literário como fonte para a pesquisa história, decidiu-se por um enfoque que privilegia a reconstituição de imaginários acerca do progresso e da modernização nacional. A literatura foi utilizada como documento, mas ela também se constitui em objeto privilegiado de análise, já que, em começos do século XX, era uma prática social comprometida com a descrição e a interpretação dessas terras brasílicas.
Buscar en Google
Índice:
LILACS
Asunto principal:
Población Rural
/
Sociología
/
Urbanización
/
Trabajadores Rurales
/
Literatura
País/Región como asunto:
America do sul
/
Brasil
Idioma:
Pt
Revista:
História
Año:
2008
Tipo del documento:
Monography