Análise do gene MAMLD1(CXorf6) em pacientes com distúrbios do desenvolvimento sexual 46, XY de origem indeterminada / Analysis of the MAMLD1 (CXorf6) gene in patients with undetermined 46, XY disorders of sexual development
São Paulo; s.n; 2011. [127] p. ilus, tab, graf.
Thesis
en Pt
| LILACS
| ID: lil-609433
Biblioteca responsable:
BR66.1
Ubicación: BR66.1; W4.DB8, B818an, FM-2, 2011
RESUMO
Introdução:
O gene MAMLD1 tem sido relacionado à etiologia da hipospádia penoescrotal por ser fundamental para produção adequada de testosterona durante o período crítico do desenvolvimento sexual masculino. Até o momento, 3 mutações nonssense com perda de função foram identificadas em pacientes japoneses com hipospadia.Objetivo:
Pesquisar a presença de mutações no gene MAMLD1, em uma grande casuística de pacientes brasileiros portadores de DDS 46,XY de origem indeterminada e realizar estudo funcional de possíveis alterações encontradas. Pacientes eMétodos:
Avaliamos 50 pacientes com DDS 46.XY de causa indeterminada nos quais havia se excluído, previamente, os defeitos de síntese da testosterona, deficiência da 5 alfa-redutase 2 e insensibilidade parcial a andrógenos, por critérios laboratoriais e sequenciamento gênico. Toda região codificadora do MAMLD1 e os sítios de splice que flanqueiam essas regiões foram amplificados e sequenciados a partir do DNA genômico. Seis marcadores de microssatélites que flanqueiam o gene foram utilizados para analisar o efeito fundador da nova variante alélica identificada. A função de transativação do MAMLD1 foi analisada através de ensaio de luciferase. Células COS-1 foram distribuídas em placas de 12 poços e transitoriamente transfectadas com o vetor repórter de luciferase (p-Hes1, p-Hes3 e p-Hes5), vetor de expressão para MAMLD1 (selvagem e contendo a variante alélica) e o vetor PRL-CMV como um controle interno.Resultados:
Identificamos uma variante alélica, a p.H347Q, no exon 3 em 4 pacientes brasileiros não relacionados (3 casos esporádicos e 1 caso familiar). Dois pacientes foram submetidos à gonadectomia na infância e foram criados no sexo social feminino. A ultrassonografia pélvica demonstrou a presença de útero em uma delas. Os outros dois pacientes do sexo masculino apresentavam micropênis, criptorquidia e hipospádia perineal. Esta variante alélica foi encontrada em apenas 1 de 250 controles brasileiros...Palabras clave
Texto completo:
1
Índice:
LILACS
Asunto principal:
Diferenciación Sexual
/
Genética
/
Mutación
Tipo de estudio:
Prognostic_studies
Límite:
Adolescent
/
Adult
/
Child
/
Child, preschool
/
Humans
/
Infant
/
Male
/
Newborn
Idioma:
Pt
Año:
2011
Tipo del documento:
Thesis