Resultados clínicos de um ano de Registro POLAR (PrOmus eluting stent registry in Latin AmeRica) / POLAR Registry (PrOmus eeluting stent registry in Latin AmeRica): 1 year follow-up results
Rev. bras. cardiol. invasiva
; 20(1): 29-34, mar. 2012. tab
Article
en En, Pt
| LILACS, SES-SP
| ID: lil-639991
Biblioteca responsable:
BR44.1
RESUMO
Introdução:
Desde 2002, os stents farmacológicos são utilizados em diversas populações de pacientes objetivando alcançar elevados índices de sucesso, com baixas taxas de reestenose angiográfica e clínica. Com os resultados adversos em relação à trombose tardia associados aos stents farmacológicos de primeira geração eluidores de sirolimus e paclitaxel, surgiram recentemente os stents farmacológicos de segunda geração eluidores de zotarolimus e everolimus.Métodos:
O registro POLAR é um registro prospectivo, não-randomizado, multicêntrico, que incluiu 988 pacientes totalizando 1.362 lesões tratadas com o stent Promus®. Objetivando representar a prática clínica, praticamente todos os subtipos de pacientes e lesões foram incluídos neste registro. O seguimento clínico foi planejado para ser realizado 1 mês, 6 meses, 12 mesese 24 meses após o procedimento.Resultados:
A maioria dos pacientes era do sexo masculino (69,8%), com média de idadede 64,9 ± 9,4 anos, 35,2% eram diabéticos e 55% tinham sido tratados na vigência de síndrome coronária aguda. Odiâmetro do vaso foi de 2,95 ± 0,43 mm e a extensão da lesão, de 20,5 ± 5,6 mm. Foi implantado 1,14 ± 0,38 stent/paciente e o sucesso do procedimento foi alcançado em 96,6% dos casos. Eventos cardíacos adversos maiores ocorreram em 4,1% dos pacientes, e trombose de stent esteve presente em 5 pacientes (0,5%) após o seguimento clínico de 12 meses.Conclusões:
O presente registro sugere que os stents farmacológicos eluidores de everolimus são seguros e eficazes em pacientes da prática clínica diária, com baixas taxas de eventos cardíacos adversos maiores ao término do primeiro ano de seguimento.Palabras clave
Texto completo:
1
Índice:
LILACS
Asunto principal:
Trombosis Coronaria
/
Reestenosis Coronaria
/
Stents Liberadores de Fármacos
Tipo de estudio:
Clinical_trials
/
Etiology_studies
Límite:
Female
/
Humans
/
Male
Idioma:
En
/
Pt
Revista:
Rev. bras. cardiol. invasiva
Asunto de la revista:
CARDIOLOGIA
/
CIRURGIA GERAL
Año:
2012
Tipo del documento:
Article