Eficácia de três tipos de armadilhas para captura de culicídeos em área de Mata Atlântica no sudeste do Brasil / Efficacy of three mosquitoes traps in area of Atlantic Forest in the southeastern of Brazil
São Paulo; s.n; 2012. 88 p.
Thesis
en Pt
| LILACS
| ID: lil-666618
Biblioteca responsable:
BR67.1
Ubicación: BR67.1; MTR, 1929. CM. 53975/2012
RESUMO
Introdução:
Armadilhas entomológicas são ferramentas importantes nas atividades de vigilância e controle. Poucos estudos foram realizados para avaliar a eficácia de armadilhas contendo Lurex3 como ferramenta na pesquisa entomológica de culicídeos no Vale do Ribeira.Objetivo:
Comparar a eficácia das armadilhas, CDC luminosa, CDC com CO2 mais lurex® e Mosquito Magnet® (MM) Independence com lurex® para a captura de culicídeos.Métodos:
foram definidos três pontos próximos da mata, onde foram instaladas as armadilhas, sempre às 1500 hs e removidas às 2100 hs com revezamento diário, por três dias consecutivos ao mês, por um ano.Resultados:
A armadilha CDC-luz capturou o menor número de mosquitos (1.368), seguida da CDC+CO2+lurex (2.284) e da MM (5.477). O teste de Tukey mostrou diferença significativa, indicando a armadilha MM superior, quando comparada com a CDC-luminosa (p < 0,01) e CDC-CO2-lurex (p < 0,03). Não houve diferença significante entre o total de mosquitos coletados na CDC-luminosa e na CDC-CO2- lurex. O número de espécies capturadas na armadilha MM (63 espécies) foi maior do que na CDC-luminosa (p < 0,001) e CDC-CO2-lurex (p < 0,03). Houve uma associação positiva (OR > 1) para as espécies Ae. scapularis, An. bellator, An. cruzii e Ps. ferox quando utilizada a MM e a CDC-CO2-lurex, não houve associação (OR = 1) para a espécie Ae. serratus e Cx. nigripalpus .Conclusões:
O poder de captura da MM mostrou ser significativamente maior em comparação às outras duas.
Texto completo:
1
Índice:
LILACS
Asunto principal:
Recolección de Datos
/
Culicidae
Límite:
Animals
País/Región como asunto:
America do sul
/
Brasil
Idioma:
Pt
Año:
2012
Tipo del documento:
Thesis