Quanto mais atividade física melhor? / As best physical activity?
Diagn. tratamento
; 19(2)jun. 2014. tab, ilus
Article
en Pt
| LILACS
| ID: lil-712151
Biblioteca responsable:
BR12.1
RESUMO
Contexto e objetivo:
A importância da atividade física na prevenção e tratamento das doenças crônicas não transmissíveis é indiscutível, e a atividade é essencial para a saúde pública. Contudo, quanto mais atividade física, melhor? O objetivo do estudo foi discutir evidências sobre pontos controversos da relação dose-resposta de atividade física para doenças crônicas não transmissíveis.Métodos:
Foi realizada uma busca sistemática da literatura consultando Medline, Embase, CENTRAL e Lilacs, considerando os artigos publicados até 2013. As palavras chaves foram exercício, doenças crônicas, estilo de vida e sedentarismo.Resultados:
Foram selecionados seis artigos controversos sobre a relação de dose-resposta de atividade física para doenças crônicas não transmissíveis.Conclusão:
A atividade física tem relação clara de dose-resposta, sendo possível obter a maior parte dos benefícios com intensidades moderadas, em que os efeitos adversos são minimizados quando comparadas às doses mais elevadas de atividade física, contrariando o conceito de que quanto mais, melhor.Palabras clave
Texto completo:
1
Índice:
LILACS
Asunto principal:
Actividad Motora
Idioma:
Pt
Revista:
Diagn. tratamento
Asunto de la revista:
Diagn¢stico
/
MEDICINA
/
Teraputica
Año:
2014
Tipo del documento:
Article