A radiografia interproximal é necessária para confirmar a adaptação clínica de restaurações proximais com resinas compostas em dentes posteriores? / Is bitewing radiograph required to confrm clinic adaptation of proximal restorations with composite resin in posterior teeth?
RFO UPF
; 20(1): 69-74, jan.-abr. 2015. tab
Article
en Pt
|
LILACS-Express
| LILACS
| ID: lil-758383
Biblioteca responsable:
BR1.1
RESUMO
Objetivo:
avaliar a necessidade da radiografia interproximal para confirmar a adaptação clínica de restaurações proximais com resinas compostas em dentes posteriores. Materiais emétodo:
a amostra foi composta por dez restaurações em molares permanentes e cinco em molares decíduos. Todas as restaurações foram realizadas seguindo o protocolo de Dentística da Ulbra ? Campus Torres. Após a realização das restaurações, o observador treinado realizou o exame clínico da adaptação cervical e do ponto de contato das restaurações com fio dental e sonda exploradora. Após a observação clínica de adaptação da restauração, dada pelo observador foi realizada uma radiografia interproximal da superfície. Dois observadores radiologistas analisaram a adaptação das restaurações com auxílio do negatoscópio em ambiente escurecido, e avaliaram se existia ou não adaptação radiográfica da restauração levando em consideração os seguintes critérios presença de linha radiolúcida na interface dente-restauração, falta ou excesso de material restaurador e ponto de contato.Resultados:
Das superfícies avaliadas, 66,65% exibiram adaptação radiográfica da restauração, enquanto 33,35% não obtiveram adaptação radiográfica da restauração, tendo uma concordância intrexaminadores de 86,6%.Conclusão:
os resultados deste estudo sugerem que há necessidade da realização de radiografia interproximal para confirmação da adaptação clínica das restaurações proximais.
Texto completo:
1
Índice:
LILACS
Tipo de estudio:
Guideline
Idioma:
Pt
Revista:
RFO UPF
Asunto de la revista:
ODONTOLOGIA
Año:
2015
Tipo del documento:
Article