Gordura corporal, índice de massa corporal e intensidade da atividade física de acordo com transporte ativo e a prática esportiva em escolares. Um estudo transversal / Body fat, body mass index and physical activity intensity according to active transport and sports practice in schoolchildren. A cross-sectional study
Diagn. tratamento
; 27(3): 94-101, jul-set. 2022. ilus, tab, tab
Article
de Pt
| LILACS
| ID: biblio-1380679
Bibliothèque responsable:
BR12.1
Localisation: BR12.1
RESUMO
Contexto:
A obesidade infantil ocasiona diversas doenças e uma das formas para combatê-la é a atividade física, que exerce um papel fundamental.Objetivo:
Comparar as diferentes intensidades da atividade física mensurada objetivamente de acordo com o transporte ativo, a prática de esportes e as atividades físicas estruturadas e seu impacto na gordura corporal e índice de massa corporal (IMC) em escolares. Desenho e local Estudo transversal de amostra por critério de conveniência, realizado em São Caetano do Sul pelo Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS).Métodos:
Foram avaliadas um total de 584 crianças (277 meninos) que atenderam aos critérios de inclusão. A amostra foi dividida em grupos segundo o transporte (ativo e passivo) e a prática esportiva (sim e não). Para análise estatística foi utilizado o teste t Student e o teste U de Mann-Whitney. Para o ajuste das variáveis foi utilizada a análise de covariância (ANCOVA).Resultados:
Os meninos demonstraram que, independentemente do tempo de transporte, há efeito do tipo do transporte sobre a atividade física (AF) durante a semana, de intensidade moderada, moderada-vigorosa, AF durante o final de semana de intensidade moderada, moderada-vigorosa e vigorosa. As meninas demonstraram efeito do tipo de transporte sobre a AF durante a semana na AF de intensidade moderada e de intensidade moderada-vigorosa. A gordura corporal e o IMC não apresentaram diferenças entre os grupos. As práticas esportivas não tiveram diferenças significativas em nenhuma das variáveis.Conclusões:
O transporte ativo atingiu os níveis de intensidade moderada, moderada-vigorosa durante a semana, tanto no masculino como no feminino. No final de semana, além dessas, a intensidade vigorosa foi encontrada nos meninos.Mots clés
Texte intégral:
1
Indice:
LILACS
Sujet Principal:
Transport biologique actif
/
Exercice physique
/
Indice de masse corporelle
/
Démographie
/
Retour au sport
Type d'étude:
Observational_studies
/
Prevalence_studies
langue:
Pt
Texte intégral:
Diagn. tratamento
Thème du journal:
Diagn¢stico
/
MEDICINA
/
Teraputica
Année:
2022
Type:
Article