Influência da manipulação da resina composta na resistência adesiva à dentina
RFO UPF
; 22(2): 147-152, 08/01/2018.
Article
de Pt
| LILACS
| ID: biblio-877702
Bibliothèque responsable:
BR1539.9
RESUMO
Objetivo:
avaliar a influência da manipulação de uma resina composta (RC) com diferentes luvas na sua resistência adesiva à dentina. Materiais emétodo:
25 terceiros molares hígidos foram seccionados 2 mm abaixo do sulco central, expondo a dentina (D). A D foi condicionada com ácido fosfórico 35% e lavada, e o sistema adesivo Single Bond Universal (3M ESPE) foi aplicado. Os dentes foram distribuídos aleatoriamente em cinco grupos, de acordo com o tipo da manipulação da RC C (controle) RC inserida diretamente do tubo para a D; LL RC manipulada com luvas de látex antes da inserção; LV RC manipulada com luvas de vinil; LC RC manipulada com luvas de látex contaminadas; VC RC manipulada com luvas de vinil contaminadas. Após, o conjunto foi seccionado em uma máquina de corte para a obtenção dos palitos com área aproximada de 1 mm², que foram armazenados em água destilada a 37°C por 6 meses. O teste foi realizado em uma má- quina de ensaio (EMIC), com velocidade de 0,5 mm/ min. Os valores de resistência adesiva foram calculados (MPa) e comparados por uma análise de Weibull.Resultados:
o grupo com maior resistência adesiva foi o LV (38,7 MPa). A análise de Weibull apenas das falhas adesivas demonstrou que a resistência característica de LV e VC foi superior que a LL.Conclusão:
a manipulação da RC com luvas de vinil resulta em maior resistência de união à dentina se comparada à manipulação com luvas de látex limpas.
Texte intégral:
1
Indice:
LILACS
Type d'étude:
Clinical_trials
langue:
Pt
Texte intégral:
RFO UPF
Thème du journal:
ODONTOLOGIA
Année:
2018
Type:
Article