Organização e condição de trabalho dos condutores de ambulância do SAMU Fortaleza: riscos e agravos à saúde / Organization and working condition of the ambulance drivers of the SAMU (FORTALEZA/BRAZIL): risks and health problems
In. Universidade Estadual do Ceará. Anais da XIX Semana Universitária da UECE. Fortaleza, Universidade Estadual do Ceará, 2014. .
Non-conventional
de Pt
| LILACS, RHS
| ID: biblio-877951
Bibliothèque responsable:
BR1.1
RESUMO
OBJETIVO:
A pesquisa objetiva identificar os principais riscos e agravos relacionados ao trabalho dos condutores das equipes do SAMU 192 do município de Fortaleza, Estado do Ceará. MATERIAL EMÉTODO:
Como procedimento metodológico optamos por um estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa com o uso de entrevistas semi-estruturadas, observação direta e pesquisa bibliográfica e documental. O presente estudo foi realizado no período de maio de 2012 a maio de 2013. A pesquisa exploratória foi realizada no Hospital Instituto Dr. José Frota (IJF) e as entrevistas foram realizadas na Base de Apoio Central do SAMU Fortaleza localizada no Bairro Parquelândia.RESULTADOS:
Constatamos como resultados nove riscos relacionados à condição de trabalho dos condutores a falta de manutenção dos veículos, a direção perigosa, a violência do trânsito, a inadequação dos equipamentos das ambulâncias, o esforço repetitivo, a exposição a agentes infecciosos, o excesso de plantões e a escala de trabalho noturna, a violência urbana e o estresse.Mots clés
Texte intégral:
1
Indice:
LILACS
Sujet Principal:
Risques Professionnels
/
Santé au travail
/
Services des urgences médicales
Type d'étude:
Etiology_studies
/
Risk_factors_studies
Pays comme sujet:
America do sul
/
Brasil
langue:
Pt
Année:
2014
Type:
Non-conventional