Crise aplástica da anemia falciforme condicionada pelo parvovírus B19 / Aplastic crisis in sickle cell anemia induced by parvovírus B19
J. pediatr. (Rio J.)
; J. pediatr. (Rio J.);76(6): 458-60, nov.-dez. 2000.
Article
de Pt
| LILACS
| ID: lil-279235
Bibliothèque responsable:
BR3.1
RESUMO
Objetivo:
Relatar um caso de uma criança de oito meses de idade, portadora de anemia falciforme, que apresenta quadro de crise aplástica transitória condicionada pelo parvovírus B19, salientando a raridade da ocorrência neste grupo etário. Material emétodos:
Os autores fazem revisão de literatura e descrevem um caso de uma criança de oito meses, portadora de anemia falciforme, que se apresenta com febre, palidez intensa e reticulocitopenia. Ao ser internada é feita a hipóstese diagnóstica de crise aplástica transitória da anemia falciforme, e é submetida à investigação laboratorial com hemograma e pesquisa para parvovirus B19 através de sorologias por enzima imuno-ensaio (ELISA) e testes para detecção do antigeno por PCR.Resultados:
Criança de oito meses de idade com anemia falciforme é admitida no hospital por febre e anemia profunda (HB = 3,8 por cento) e reticulocitopenia (2 por cento) sendo feito diagnóstico de crise aplástica transitória da anemia falciforme. As sorologias para parvovirus B19 mostram Ig M assim como também o PCR. A criança apresentou evolução favorável, recebendo transfusão de concentrado de glóbulos vermelhos e tendo alta após 4 dias.Conclusões:
Estes caso ilustra a ocorrência da crise aplástica transitória da anemia falciforme condicionada pelo parvovirus B19 em uma criança com idade bastante precoce, fato pouco comum segundo relatos da literatura mundial e inédito na literatura nacional
Recherche sur Google
Indice:
LILACS
Sujet Principal:
Drépanocytose
Limites du sujet:
Humans
/
Infant
/
Male
langue:
Pt
Texte intégral:
J. pediatr. (Rio J.)
Thème du journal:
PEDIATRIA
Année:
2000
Type:
Article