Fluorose dentária em incisivos superiores permanentes em crianças de escola pública do Rio de Janeiro, RJ / Dental fluorosis in upper permanent incisors of public schoolchildren in Rio de Janeiro, Brazil
Rev. saúde pública
; Rev. saúde pública;35(3): 276-82, jun. 2001. tab, graf
Article
de Pt
| LILACS
| ID: lil-291196
Bibliothèque responsable:
BR67.1
RESUMO
OBJETIVO:
Determinar a prevalência e a intensidade de fluorose dentária em crianças com idade entre 7 e 12 anos.MÉTODOS:
A população de estudo foi constituída por 266 crianças matriculadas em uma escola pública do Município do Rio de Janeiro, RJ. As crianças tinham idades entre 7 e 12 anos e foram selecionadas pelo método de amostragem aleatória simples. Todos os exames foram feitos entre os meses de agosto e dezembro de 1999 por um único examinador treinado e calibrado (Kappa = 0,92). Depois da obtenção do consentimento dos pais, as crianças tiveram seus incisivos superiores permanentes inspecionados sob luz natural. Os dentes foram previamente limpos e secos com rolos de algodão. Os critérios de Russel foram empregados, no diagnóstico diferencial, entre fluorose dentária e opacidades decorrentes de outras causas. O índice de Thylstrup e Fejerskov foi utilizado na determinação da intensidade de fluorose.RESULTADOS:
A prevalência de fluorose foi igual a 7,9 por cento (IC 95 por cento, 5,0-11,8). A intensidade variou de 1 a 3, sendo que 77 por cento dos dentes afetados tiveram registros de grau 1.CONCLUSÃO:
A fluorose dentária não se constitui em problema de saúde pública para a população estudada
Texte intégral:
1
Indice:
LILACS
Sujet Principal:
Enquêtes de santé dentaire
/
Denture permanente
/
Fluorose dentaire
Type d'étude:
Clinical_trials
/
Prevalence_studies
/
Risk_factors_studies
Limites du sujet:
Child
/
Female
/
Humans
/
Male
Pays comme sujet:
America do sul
/
Brasil
langue:
Pt
Texte intégral:
Rev. saúde pública
Thème du journal:
SAUDE PUBLICA
Année:
2001
Type:
Article