Your browser doesn't support javascript.
loading
Propostas para a modelagem hierárquica de dados no âmbito do estudo Pró-Saúde: investigação dos efeitos contextuais associados à saúde bucal auto-referida / Proposal for the hierarchical dice modelling in ambit of the study Pró-Saúde
Rio de Janeiro; s.n; 2003. 72 p.
Thèse Dans Portugais | LILACS | ID: lil-363294
RESUMO
Uma das principais fragilidades dos delineamentos ecológicos está relacionada aos viéses de agregação. Tal problemática pode ser abordada através de delineamentos que levem em conta estruturas contextuais de menor tamanho e maior homogeneidade interna.

OBJETIVOS:

Comparar diferentes estruturas geográficas de dados, no âmbito do estudo æPró-SaúdeÆ, com a finalidade de estimar efeitos de variáveis contextuais em relação à saúde bucal auto-referida.

METODOLOGIA:

As análises são baseadas em um delineamento misto, que compreende os funcionários participantes dos estudos 'Pró-saúde' I e II, residentes no município do Rio de Janeiro em 1999 (n=2.426). Os indicadores relativos aos contextos de residência foram extraídos do Censo Demográfico da Unidade Federativa do Rio de Janeiro do ano de 1991. Utilizou-se o Coeficiente de Partição de Variância (CPV) para comparar diferentes estruturas hierárquicas geográficas.

RESULTADOS:

Entre os contextos geográficos examinados verificou-se que, neste estudo, a partição definida pelos setores censitários (CPV=9,41%) é mais adequada que as definidas pelos bairros (CPV=0,03%) e regiões administrativas (CPV=0,09%). Atributos individuais revelaram maior poder explicativo sobre o auto-relato da saúde bucal que os do nível contextual.

CONCLUSÃO:

Em estudos epidemiológicos de caráter exploratório é necessário propor estruturas hierárquicas entre observações, sempre que houver a hipótese de dependência dos dados entre seus respectivos grupos de origem. Nestas estruturas, quando se estudam desfechos categóricos, a utilização do CPV torna-se viável para a análise da variabilidade deste desfecho entre diferentes unidades hierárquicas. Neste estudo, a partição geográfica de menor tamanho (setor censitário) apresentou-se como a melhor unidade contextual de análise para o estudo da variabilidade da saúde bucal auto-referida.
Sujets)
Recherche sur Google
Indice: LILAS (Amériques) Sujet Principal: Santé buccodentaire / Épidémiologie / Analyse multifactorielle / Analyse de variance / Interprétation statistique de données Type d'étude: Étude pronostique langue: Portugais Année: 2003 Type: Thèse

Documents relatifs à ce sujet

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Recherche sur Google
Indice: LILAS (Amériques) Sujet Principal: Santé buccodentaire / Épidémiologie / Analyse multifactorielle / Analyse de variance / Interprétation statistique de données Type d'étude: Étude pronostique langue: Portugais Année: 2003 Type: Thèse