Comparison of ultrasonography, computed tomography and magnetic resonance imaging with intraoperative measurements in the evaluation of abdominal aortic aneurysms
Clinics
; Clinics;60(1): 21-28, jan.-fev. 2005. ilus, tab
Article
de En
| LILACS
| ID: lil-393836
Bibliothèque responsable:
BR1.1
RESUMO
OBJETIVO:
Estudar os métodos mais freqüentemente empregados na avaliação dos aneurismas de aorta abdominal ù ultrassonografia, tomografia computadorizada convencional, tomografia computadorizada helicoidal e angio-ressonância nuclear magnética ù comparando as medidas fornecidas por estes exames radiológicos no pré-operatório com medidas realizadas durante a operação.MÉTODO:
Foram incluídos no estudo pacientes portadores de aneurisma da aorta abdominal com indicação de tratamento cirúrgico eletivo por via transperitoneal. O diagnóstico inicial da dilatação aórtica foi feito com ultra-sonografia e, uma vez indicado o tratamento cirúrgico, era então solicitado um outro exame radiológico complementar, já que não é nossa rotina operar esses pacientes com base apenas na ultra-sonografia. Sessenta pacientes foram divididos em 3 grupos de acordo com o exame complementar realizado (tomografia computadorizada convencional, tomografia computadorizada helicoidal ou angio-ressonância nuclear magnética). As ultra-sonografias dos 20 primeiros pacientes foram incluídas em um 4° grupo. Analisamos neste estudo as medidas do colo proximal da aorta, o diâmetro transverso máximo e o comprimento do aneurisma, além do diâmetro transverso das artérias ilíacas comuns conseguidos a partir dos exames radiológicos. As mesmas medidas eram realizadas por ocasião da operação com o auxílio de um paquímetro e , então, comparadas aos valores indicados pelos exames de imagem.RESULTADOS:
As medidas do diâmetro transverso máximo do aneurisma variaram de 4.5 a 13.6 cm no intra-operatório, não apresentando diferença estatisticamente significativa em relação a nenhum dos exames radiológicos estudados. A ultra-sonografia, entretanto, superestimou as medidas do colo proximal da aorta e dos diâmetros transversos das artérias ilíacas, em comparação com os valores auferidos durante o tratamento cirúrgico. O comprimento dos aneurismas medidos pela tomografia computadorizada convencional era menor em relação às medições feitas com o paquímetro de maneira estatisticamente significativa. Tanto a tomografia computadorizada helicoidal quanto a angio-ressonância nuclear magnética proporcionaram medidas sem diferença significante do ponto de vista estatístico para todos os parâmetros estudados, quando confrontados com os valores obtidos no intra-operatório.CONCLUSÕES:
A ultra-sonografia consiste em método valioso para o diagnóstico e seguimento...
Texte intégral:
1
Indice:
LILACS
Sujet Principal:
Imagerie par résonance magnétique
/
Tomodensitométrie
/
Échographie
/
Anévrysme de l'aorte abdominale
Type d'étude:
Diagnostic_studies
Limites du sujet:
Aged
/
Aged80
/
Female
/
Humans
/
Male
langue:
En
Texte intégral:
Clinics
Thème du journal:
MEDICINA
Année:
2005
Type:
Article