Estudo comparativo radiológico e nasofibroscópico do volume adenoideano em criancas respiradoras orais / Comparison between radiological and nasopharyngolaryngoscopic assessment of adenoid tissue volume in mouth breathing children
Rev. bras. otorrinolaringol
; Rev. bras. otorrinolaringol;71(1): 23-28, jan.-fev. 2005. ilus, tab
Article
de Pt
| LILACS
| ID: lil-411434
Bibliothèque responsable:
BR1.1
RESUMO
A tonsila faríngea ou adenóides é a extensão superior do anel linfático de Waldeyer e está localizada na porcão alta da cavidade nasofaríngea, próxima à tuba auditiva e à coana. Ela desempenha um papel relevante nas otites médias recorrentes e freqüentemente sua hipertrofia é responsável pela obstrucão das vias aéreas superiores. A tonsilectomia é um tratamento comumente realizado para doencas crônicas das tonsilas e ainda é o procedimento cirúrgico mais freqüente e mais antigo realizado em criancas e adultos jovens. Os critérios para a realizacão da tonsilectomia, o efeito da mesma na integridade imunológica do paciente e seus riscos inerentes à cirurgia são muito discutíveis e controversos em todo o mundo. Estudos de imagem utilizando-se o raio-X do cavo é um método simples, fácil e confortável para avaliar o tamanho das adenóides e o grau de obstrucão das vias aéreas superiores. Um estudo nasofibroscópico da nasofaringe pode fornecer uma informacão melhor sobre essa região, tendo em vista que ele mostra todas as estruturas presentes na nasofaringe e o grau de obstrucão das vias aéreas superiores de forma dinâmica. FORMA DE ESTUDO Clínico não randomizado. MATERIAL E MÉTODO:
Este estudo comparou o grau de hipertrofia e de obstrucão das vias aéreas superiores, usando os dois métodos acima, em criancas de 3 a 10 anos de idade, constatando que a nasofibroscopia flexível é um método diagnóstico excepcionalmente mais fidedigno do que o raio-x do cavo, na avaliacão volumétrica da adenóide.
Texte intégral:
1
Indice:
LILACS
Sujet Principal:
Sinus de la face
/
Tonsilles pharyngiennes
/
Endoscopie
/
Respiration par la bouche
Type d'étude:
Clinical_trials
Limites du sujet:
Child
/
Child, preschool
/
Humans
langue:
Pt
Texte intégral:
Rev. bras. otorrinolaringol
Thème du journal:
OTORRINOLARINGOLOGIA
Année:
2005
Type:
Article