High serum laminin and type IV collagen levels in schistosomiasis mansoni
Arq. gastroenterol
; Arq. gastroenterol;42(4): 221-225, out.-dez. 2005. tab, graf
Article
de En
| LILACS
| ID: lil-419995
Bibliothèque responsable:
BR1.1
RESUMO
RACIONAL A fibrose hepática é caracterizada por um aumento progressivo na quantidade do tecido conjuntivo hepático, que é formado pelo aumento na deposição de componentes da matriz extracelular, tendo sido encontrada grande quantidade desses componentes no fígado de pacientes com esquistossomose mansoni. A laminina e o colágeno tipo IV têm sido investigados em várias doenças hepáticas, mas seu papel na esquistossomose ainda não está esclarecido. OBJETIVOS:
Avaliar a fibrose hepática na esquistossomose mansoni através da determinação sérica de laminina e colágeno tipo IV, considerados marcadores séricos de fibrose hepática. PACIENTES EMÉTODOS:
Foram incluídos 82 indivíduos, sendo 18 indivíduos normais, como controle e 64 pacientes com esquistossomose mansoni, em suas diferentes formas clínicas intestinal (grupo I), hepatointestinal (grupo II), hepatoesplênica compensada (grupo III) e hepatoesplênica descompensada (grupo IV). Os níveis séricos de laminina e colágeno tipo IV foram determinados por método imunoenzimático sanduíche.RESULTADOS:
Os valores médios de colágeno tipo IV e laminina estiveram significativamente aumentados em pacientes com esquistossomose, quando comparados com os controles. Em relação às formas clínicas, os níveis séricos de colágeno tipo IV estiveram significativamente aumentados nos grupos II e IV, em relação aos controles e entre as formas hepatoesplênica descompensada e intestinal. Os níveis séricos de laminina estiveram significativamente aumentados nos grupos II, III e IV e entre o grupo IV e II. Não foi encontrada correlação entre os valores médios de colágeno tipo IV e laminina com o grau de espessamento periportal, detectado por ultra-sonografia. Foi encontrada correlação positiva entre colágeno tipo IV e laminina nos grupos II e IV.CONCLUSÕES:
Os resultados mostram que existe aumento de produção de colágeno tipo IV e laminina na esquistossomose mansoni, surgindo altos níveis desde as fases iniciais do envolvimento hepático da doença, até as formas mais avançadas, sugerindo ser um útil fator para detecção de progressão da doença.
Texte intégral:
1
Indice:
LILACS
Sujet Principal:
Schistosomiase à Schistosoma mansoni
/
Laminine
/
Collagène de type IV
/
Cirrhose du foie
Type d'étude:
Etiology_studies
/
Observational_studies
/
Risk_factors_studies
Limites du sujet:
Adolescent
/
Adult
/
Aged
/
Female
/
Humans
/
Male
langue:
En
Texte intégral:
Arq. gastroenterol
Thème du journal:
GASTROENTEROLOGIA
Année:
2005
Type:
Article