Febre reumática / Rheumatic fever
ACM arq. catarin. med
; 31(3/4): 51-57, jul.-dez. 2002. tab
Article
de Pt
| LILACS
| ID: lil-452606
Bibliothèque responsable:
BR1329.1
RESUMO
A Febre Reumática é uma doença multissistêmica, imunológica, provocada por uma infecção prévia do trato respiratório superior pelo estreptococo B-hemolítico do grupo A. Ela permanece a principal causa de cardiopatia adquirida entre crianças e adultos jovens, e o seu diagnóstico e tratamento corretos são de importância fundamental para a prevenção de complicações e de seqüelas. Objetivo:
os autores analisam referências recentes sobre a doença, seu diagnóstico e seu tratamento, visando obter informações que subsidiem manutenção ou mudanças das atuais condutas em relação a estes aspectos.Conclusão:
apesar da grande evolução na área de diagnóstico, o reconhecimento de sua manifestação aguda continua sendo feito utilizando-se os critérios de Jones, revisados pela última vez em 1992. A artrite e a cardite continuam suas manifestações mais freqüentes, sendo a cardite ainda a mais grave delas. Os princípios terapêuticos permanecem os mesmos, com o tratamento das síndromes articular, cardíaca e neurológica, a profilaxia primária (erradicação dos estreptococos do grupo A durante a fase aguda da febre reumática) e a profilaxia secundária (prevenção de recorrências), utilizando, para tal, na maioria dos casos, penicilina G benzatina. Portanto, pelos achados da revisão, conclui-se que os procedimentos atualmente adotados mantêm os fundamentos anteriores, não necessitando mudanças na abordagem da Febre Reumática Aguda...
Recherche sur Google
Indice:
LILACS
Sujet Principal:
Rhumatisme articulaire aigu
/
Infections à streptocoques
Limites du sujet:
Humans
langue:
Pt
Texte intégral:
ACM arq. catarin. med
Thème du journal:
MEDICINA
Année:
2002
Type:
Article