Risco relativo para Aids de homens homo/bissexuais em relação aos heterossexuais / Relative risk for AIDS between homo/bisexual and heterosexual men
Rev. saúde pública
; Rev. saúde pública;42(3): 437-442, jun. 2008. graf, tab
Article
de En, Pt
| LILACS
| ID: lil-482358
Bibliothèque responsable:
BR67.1
RESUMO
OBJETIVO:
Analisar o risco relativo para Aids na população de homens que fazem sexo com homens em relação à população heterossexual masculina.MÉTODOS:
Foram utilizadas estimativas sobre a proporção de homens que fazem sexo com homens no Brasil e dados de Aids do Sistema Nacionald e Agravos de Notificação. Foram calculadas estimativas para o risco relativo (RR) para Aids desta população em relação à população heterossexual masculina do Brasil; cidade e estado de São Paulo; e cidade e estado do Rio de Janeiro, para o período de 1996 a 2003. As trajetórias do RR neste período também foram analisadas.RESULTADOS:
As estimativas do RR declinaram, mostrando tendência de estabilização de 34,3 para 19,3 no País como um todo e entre 32,1 e 6,3 nos locais analisados. Para o País em 2003, o RR dos bissexuais masculinos em relação à população heterossexual masculina era 16. O RR para homossexuais exclusivos teve trajetória decrescente em todos os locais analisados, mas não para os bissexuais.CONCLUSÕES:
O risco relativo para homens que fazem sexo com homens foi mais elevado em relação aos heterossexuais, em todos os locais. Esse resultado indica alta e persistente vulnerabilidade dessa população.Mots clés
Texte intégral:
1
Indice:
LILACS
Sujet Principal:
Comportement sexuel
/
Syndrome d'immunodéficience acquise
/
Homosexualité masculine
/
Hétérosexualité
Type d'étude:
Etiology_studies
/
Risk_factors_studies
Limites du sujet:
Humans
/
Male
Pays comme sujet:
America do sul
/
Brasil
langue:
En
/
Pt
Texte intégral:
Rev. saúde pública
Thème du journal:
SAUDE PUBLICA
Année:
2008
Type:
Article