Concepções de professores de enfermagem sobre drogas / Conceptions for teachers of nursing on drugs / Concepciones para los profesores de enfermería en materia de drogas
Esc. Anna Nery Rev. Enferm
; 12(3): 465-472, set. 2008.
Article
de Pt
| LILACS, BDENF
| ID: lil-500224
Bibliothèque responsable:
BR442.1
RESUMO
Objeto concepções dos docentes da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro FENF/UERJ sobre o fenômeno das drogas. Objetivos:
identificar as concepções dos docentes da FENF/UERJ sobre o fenômeno das drogas e discutir estas concepções. Pesquisa de campo com abordagem qualitativa. O cenário foi a FENF/UERJ. Os sujeitos foram dezdocentes. A base para inclusão dos sujeitos foi o levantamento das áreas de ensino que abordavam o fenômeno das drogas, realizado na faculdade. Utilizamos a entrevista temática e a pesquisa documental. O roteiro de entrevista compôs-se de 14 questões. Observaram-se os aspectos éticos da Resolução 196/96. A análise e tratamento dos dados deram-se pelo método de Análise de Conteúdo de Bardin. Percebemos que os professores concebem as drogas por diferentes vertentes e dentro de diversos modelos de atenção ao usuário de drogas. A concepção marcante foi a droga como doença, sendo fortemente influenciada pelas condições sociais e individuais.
Texte intégral:
1
Indice:
LILACS
Sujet Principal:
Enseignement
/
Substances illicites
/
Formation de concepts
/
Corps enseignant et administratif de l'école d'infirmières
Limites du sujet:
Adult
/
Humans
langue:
Pt
Texte intégral:
Esc. Anna Nery Rev. Enferm
Thème du journal:
ENFERMAGEM
Année:
2008
Type:
Article