Your browser doesn't support javascript.
loading
Alterações pneumo-funcionais de pacientes com neoplasias em trato aerodigestivo alto em pós-operatório / Alterations pneumo-functional of patients with neoplasms of the upper aerodigestive tract in postoperative
Duarte Porto, Germano; Wosiacki Filho, Woldir; Carvalho Schleder, Juliana; Rodrigues de Lima, Aline; Camargo, Patrícia; Costa, Cesar.
  • Duarte Porto, Germano; Especialista. Residente de Fisioterapia em Cancerologia no Hospital Erasto Gaertner.
  • Wosiacki Filho, Woldir; Mestre em Engenharia de Produção. Preceptor da Residência de Fisioterapia em Cancerologia do Hospital Erasto Gaertner. Presidente da SBFC..
  • Carvalho Schleder, Juliana; Mestre em Tecnologia em Saúde. Professora Adjunta do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais, Responsável pelo Ensino e Pesquisa do Setor de Fisioterapia do Hospital Erasto Gaertner..
  • Rodrigues de Lima, Aline; Graduação. Residente de Fisioterapia em Cancerologia do Hospital Erasto Gaertner..
  • Camargo, Patrícia; Graduação. Residente de Fisioterapia em Cancerologia do Hospital Erasto Gaertner..
  • Costa, Cesar; Especialista. Chefe do serviço de Fisioterapia do Hospital Erasto Gaertner; Docente do Curso de Fisioterapia da Faculdade Dom Bosco.
Article Dans Portugais | LILACS-Express | LILACS | ID: lil-678897
RESUMO

Introdução:

As cirurgias do trato aerodigestivo alto sãogeralmente de grande porte com realização de traqueostomia,podendo levar a complicações respiratórias pós-operatórias.

Objetivo:

Realizar um levantamento das alterações pneumofuncionaispós-operatórias em pacientes com neoplasias no tratoaerodigestivo alto durante internação hospitalar.

Método:

Estudoretrospectivo de caráter descritivo. Foram incluídos 43 prontuáriosde ambos os sexos, maiores de 18 anos, com neoplasia detrato aerodigestivo alto que realizaram cirurgia juntamente comtraqueostomia e encaminhados a Unidade de Terapia Intensiva(UTI) no pós-operatório imediato. Foram levantados dados daavaliação de função e mecânica respiratória, APACHE II, lesõesde estruturas, tipo de cirurgia, tempo cirúrgico, internação pósoperatóriae alterações pneumo-funcionais.

Resultados:

Naamostra 86% eram do sexo masculino e 14% do sexo feminino,com uma média de idade de 59,77 (±10,37) anos. A incidênciade alterações pneumo-funcionais foi de 39,53%, sendomais incidente a hipersecretividade com 23,26%. Os valoresespirométricos apresentaram uma média menor em todos osvalores, com diferença significativa entre os grupos (p<0,01) naVentilação Voluntária Máxima (VVM), onde os valores do grupocom alterações apresentaram média 75,11 (±29,24) e o grupo semalterações alcançou 98,59 (±31,40). Os dias de internamento pósoperatóriodos pacientes com alterações apresentou significância(p=0,01) perante o grupo sem alterações, com 5,96 (±3,79) diase 3,81 (±1,00) dias respectivamente.

Conclusão:

Pacientesem pós-operatório de cirurgias de trato aerodigestivo altoapresentam índices de alterações pneumo-funcionais, concluiseque, com baixos valores espirométricos, principalmente oVVM, os indivíduos tem maior chance de apresentar alterações,aumentando o tempo de internação.

Recherche sur Google
Indice: LILAS (Amériques) langue: Portugais Texte intégral: Rev. bras. cir. cabeça pescoço Année: 2013 Type: Article

Documents relatifs à ce sujet

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Recherche sur Google
Indice: LILAS (Amériques) langue: Portugais Texte intégral: Rev. bras. cir. cabeça pescoço Année: 2013 Type: Article