Your browser doesn't support javascript.
loading
Ablação na fibrilação atrial: estado da arte / Ablation for atrial fibrillation: state of the art
Pimenta, Diêgo Albernaz; Ribeiro, Eduardo Vitor Barbaroto; Oliveira, Felipe Gomes de; Sá Junior, Izaias Marques de; Faria, Leandro Rubio.
  • Pimenta, Diêgo Albernaz; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paul. BR
  • Ribeiro, Eduardo Vitor Barbaroto; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Oliveira, Felipe Gomes de; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Sá Junior, Izaias Marques de; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Faria, Leandro Rubio; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
In. Sousa, Amanda Guerra Moraes Rego; Abizaid, Andrea Claudia Sousa; Piegas, Leopoldo Soares; Sousa, J. Eduardo Moraes Rego. Nova Série Monografias Dante Pazzanese Fundação Adib Jatene. Rio de Janeiro, Elsevier, 2013. p.343-443, graf, ilus.
Monografia em Português | LILACS, SES-SP, SESSP-IDPCPROD, SES-SP | ID: biblio-1079771
RESUMO
Dentre as arritmias encontradas na prática clínica e com necessidade de tratamento específico, a fibrilação atrial é a mais frequente e de maior morbidade. Assim, ocasiona prejuízos cardiovasculares e complicações tromboembólicas com grandes implicações econômicas e com aumento da morbidade e da mortalidade da população. No Brasil, estima-se que exista em torno de 1,5 milhão de pacientes com fibrilação atrial, sendo mais frequente na faixa etária mais avançada. Nesse cenário, um procedimento ablativo, com resolução definitivas, seria desejável. Por definição, a fibrilação atrial é uma taquiarritmias supraventricular não dependente do nó atrioventricular, caracterizada por ativação atrial caótica, não coordenada e com consequente deterioração da função mecânica atrial. Os fármacos usados na tentativa de manutenção do ritmo sinusal têm efeitos adversos, e isso deve ser levado em consideração, principalmente ao decidir qual medicamento usar. A perspectiva do tratamento intervencionista deve ser sempre considerada em pacientes sintomáticos ou refratários ao tratamento com medicamentos cujos efeitos colaterais provocam aumento significativo da morbidade. São fundamentais para o sucesso do procedimento a seleção criteriosa dos pacientes, o conhecimento das limitações da técnica, bem como a experiência da equipe na prevenção no tratamento das complicações. Realizou-se revisão da literatura sobre o tema ablação de fibrilação atrial, com o objetivo de compilar as evidências que fundamentam a conduta antes, durante e após a ablação, desde a seleção do paciente e de técnicas para realização do procedimento até o acompanhamento clínico do paciente.
Assuntos
Buscar no Google
Índice: LILACS (Américas) Assunto principal: Fibrilação Atrial / Ablação por Cateter Idioma: Português Ano de publicação: 2013 Tipo de documento: Monografia Instituição/País de afiliação: Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia/BR

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Buscar no Google
Índice: LILACS (Américas) Assunto principal: Fibrilação Atrial / Ablação por Cateter Idioma: Português Ano de publicação: 2013 Tipo de documento: Monografia Instituição/País de afiliação: Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia/BR