Your browser doesn't support javascript.
loading
Caracterização histopatológica de biópsias de pele de pecientes com hanseníase paucibacilar: lesão única / ?
Goiânia; s.n; 2000. xi,87 p. ilus, tab, graf.
Tese em Português | LILACS, SES-SP, HANSEN, HANSENIASE, SESSP-ILSLACERVO, SES-SP | ID: biblio-1239006
RESUMO
Fundamentos A recomendação atual de terapia de dose única com Rifampicina, Ofloxacin e Minociclina (ROM) em pacientes com hanseníase paucibacilar com lesão única (SLPB) vem suscitando questões sobre o diagnóstico e prognóstico deste subgrupo de pacientes. Estudos recentes abordaram principalmente os aspectos clínicos dos SLPB com poucas informações sobre as características histopatológicas das biópsias das lesões de pele nestes pacientes.

Objetivos:

determinar os padrões histomorfológicos das lesões de pele dos pacientes com hanseníase SLPB, comparando-os com as classificações histopatológicas usuais da hanseníase, entre elas a de Ridley-Jopling.

Metodologia:

trata-se de estudo multicêntrico conduzido em centros de referências e institutos de pesquisa de três regiôes endêmicas do Brasil Sudeste, Norte e Centro-Oeste. Critérios de inclusão pacientes de hanseníase paucibacilar com lesão única, virgens de tratamento específico, sem evidências de envolvimento de troncos nervosos periféricos e baciloscopia negativa. Critérios de exclusão menores de 07 anos; pacientes grávidas; pacientes HIV positivos e multibacilares. Foram realizados a) exame clínico dermato-neurológico; b) baciloscopia; c) biópsia de pele (colorações HE e Fite-Faraco); d) teste cutâneo de Mitsuda; e) coleta de sangue para detecção de anticorpos IgM anti-PGL-1 por ELISA. As lesões de pele foram categorizadas em 4 Grupos histomorfológicos levando em conta as características do infiltrado inflamatório e arranjo do mesmo em granulomas bem ou malformados. Foram avaliados a agressão neural e presença de BAAR no exame histopatológico. Realizou-se análise descritiva dos grupos morfológicos estratificado por localidade de origem. Técnicas de análise exploratória foram utilizadas paa avaliar os valores do teste de Mitsuda e da densidade óptica ao anti-PGL-1, considerando a classificação morfológica adotada. Teste de X2 e análise de variância foram aplicados para avaliar diferenças entre freqüências e médias, respectivamente.
Assuntos
Buscar no Google
Índice: LILACS (Américas) Assunto principal: Diagnóstico / Hanseníase Tipo de estudo: Ensaio Clínico Controlado / Estudo diagnóstico / Guia de Prática Clínica / Estudo prognóstico Idioma: Português Ano de publicação: 2000 Tipo de documento: Tese

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Buscar no Google
Índice: LILACS (Américas) Assunto principal: Diagnóstico / Hanseníase Tipo de estudo: Ensaio Clínico Controlado / Estudo diagnóstico / Guia de Prática Clínica / Estudo prognóstico Idioma: Português Ano de publicação: 2000 Tipo de documento: Tese