Your browser doesn't support javascript.
loading
Estratégias de enfrentamento, ansiedade, depressão e qualidade de vida pré e pós cirurgia bariátrica
Favero Beceiro, Monique; Borges de Freitas, Camila; Trettel Bochini, Giovana; Abrahão Costa, Lucas; Carraretto Araujo, Murillo; Sforcin Lopes de Macedo, Paula; Aparecida Micelli Domingos, Neide; Sivieri, Thiago; Cristina de Oliveira Santos Miyazaki, Maria.
Afiliação
  • Favero Beceiro, Monique; Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP.
  • Borges de Freitas, Camila; Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP).
  • Trettel Bochini, Giovana; Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP).
  • Abrahão Costa, Lucas; Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP).
  • Carraretto Araujo, Murillo; Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP).
  • Sforcin Lopes de Macedo, Paula; Hospital de Base, São José do Rio Preto - SP, Brasil.
  • Aparecida Micelli Domingos, Neide; Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP).
  • Sivieri, Thiago; Hospital de Base, São José do Rio Preto - SP, Brasil.
  • Cristina de Oliveira Santos Miyazaki, Maria; Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP).
Arch. Health Sci. (Online) ; 27(1): 6-10, jan-mar.2020.
Article em Pt | LILACS-Express | LILACS | ID: biblio-1369525
Biblioteca responsável: BR1810.9
RESUMO

Introdução:

Cirurgia bariátrica é um importante tratamento para a obesidade severa. Como ansiedade e estratégias de enfrentamento insatisfatórias estão associadas à obesidade, é importante avaliar o comportamento de pacientes candidatos e submetidos à cirurgia bariátrica, uma vez que esta pode ter impacto negativo sobre os resultados desse procedimento.

Objetivo:

avaliar ansiedade, depressão, estratégias de enfrentamento e qualidade de vida pré e pós-cirurgia bariátrica a partir dos dados da avaliação psicológica.

Método:

Estudo descritivo, longitudinal, com 118 pacientes atendidos no Ambulatório de Cirurgia Bariátrica de um hospital de ensino de alta complexidade, que realizaram o procedimento entre janeiro/2011 e janeiro/2015. Foram utilizados dados primários (avaliação psicológica pós-cirurgia) e secundários (relatório da avaliação psicológica pré-cirurgia). A avaliação psicológica incluiu questionário socioeconômico, Escala Hospitalar de Ansiedade e de Depressão (HAD), Questionário de Qualidade de Vida SF-36 e Escala de Modos de Enfrentamento de Problemas (EMEP).

Resultados:

A média de idade dos pacientes foi 40,1 anos e houve predomínio de mulheres (n = 105, 89%). Houve redução significante dos sintomas de depressão após a cirurgia (p<0,001) e aumento em todos os domínios de qualidade de vida do SF-36. Após a cirurgia, houve aumento no uso de estratégias de enfrentamento focadas no problema, redução das estratégias de enfrentamento focadas na emoção e em práticas religiosas e suporte social.

Conclusão:

A comparação dos níveis de ansiedade, depressão e qualidade de vida mostraram-se melhores após a cirurgia. Houve aumento do uso de estratégias de enfrentamento focadas no problema.

Texto completo: 1 Índice: LILACS Idioma: Pt Revista: Arch. Health Sci. (Online) Assunto da revista: MEDICINA Ano de publicação: 2020 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Índice: LILACS Idioma: Pt Revista: Arch. Health Sci. (Online) Assunto da revista: MEDICINA Ano de publicação: 2020 Tipo de documento: Article