Your browser doesn't support javascript.
loading
A importância da promoção de Educação Nutricional para pacientes internados com transtornos mentais: Uma Descrição de Experiência. Autores Pedro Matos da Rocha Filho
Filho, Pedro Matos da Rocha; Ferreira, Julliana Gatinho; Santos, Juliane Leticia Coelho dos; Rocha, Sabrina Oriana de Souza Begot da; Lima, Emanuele de Jesus Silva de; Guterres, Aldair da Silva.
Afiliação
  • Filho, Pedro Matos da Rocha; Universidade Federal do Pará. Belém. BR
  • Ferreira, Julliana Gatinho; Universidade da Amazônia. Belém. BR
  • Santos, Juliane Leticia Coelho dos; Centro Universitário Maurício de Nassau. Recife. BR
  • Rocha, Sabrina Oriana de Souza Begot da; Universidade da Amazônia. Belém. BR
  • Lima, Emanuele de Jesus Silva de; Universidade Federal do Pará. Belém. BR
  • Guterres, Aldair da Silva; Universidade Federal do Pará. Belém. BR
Saúde Redes ; 8(Supl. 2): 127-137, 20221119.
Article em Pt | LILACS-Express | LILACS | ID: biblio-1411488
Biblioteca responsável: BR1973.9
RESUMO
Resumo Estudos epidemiológicos apontam um aumento progressista de transtornos mentais pelo mundo, cujo caracterizam-se por doenças com manifestações psicológicas associadas a algum comprometimento funcional resultante de disfunção biológica, social, psicológica, genética, física ou química, além de doenças mentais graves associarem-se a doenças crônicas não-transmissíveis, em que seu tratamento ainda hospitalocêntrico prevalece. Sendo assim de suma importância a presença nutricional atuante na Saúde mental, junto a uma equipe multidisciplinar.

Objetivo:

Apresentar a importância e a efetividade do acompanhamento nutricional e educação nutricional, promovendo conhecimento acerca da alimentação em pacientes psiquiátricos.

Método:

Foram aplicadas estratégias e atividades de EAN, com a utilização de materiais educativos e interativos de produção própria para pacientes psiquiátricos adultos e idosos de um hospital público de Belém do Pará.

Resultados:

Foi identificado a efetividade da oficina nutricional, que permitiu aos pacientes aprendizagem e socialização, e interesse dos próprios, concedendo a construção de saberes e reflexões acerca das escolhas alimentares e discernimento em razão a adequada forma de alimentar-se.

Conclusão:

Apesar de ser escasso os estudos e vivências relatadas na área da saúde em torno do nutricionista, não há dúvidas que sua presença junto a equipe multidisciplinar é indispensável para a contribuição acerca de métodos eficientes dinâmicos que incentive o paciente para um tratamento mais humanizado permitindo o controle e até mesmo a prevenção.
Licença
Palavras-chave

Texto completo: 1 Índice: LILACS Idioma: Pt Revista: Saúde Redes Assunto da revista: Ciˆncias da Sa£de / Sa£de P£blica Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Índice: LILACS Idioma: Pt Revista: Saúde Redes Assunto da revista: Ciˆncias da Sa£de / Sa£de P£blica Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article