Your browser doesn't support javascript.
loading
O fazer que virou poesia: refletindo o trabalho da APS frente à COVID-19 em Macaé
Amaral, Isabela Barboza da Silva Tavares; Sperandio, Naiara; Henriques, Aminy Santos Araújo; Almeida, Bianca Araújo de; Almeida, Camila Clara Becker de; Oliveira, Diego Lima de; Antunes, Natália Pires; Argemil, Nathália Soares.
Afiliação
  • Amaral, Isabela Barboza da Silva Tavares; Universidade Federal do Rio de Janeiro. Macaé. BR
  • Sperandio, Naiara; Universidade Federal do Rio de Janeiro. Macaé. BR
  • Henriques, Aminy Santos Araújo; Prefeitura Municipal de Macaé. Macaé. BR
  • Almeida, Bianca Araújo de; Universidade Federal do Rio de Janeiro. Macaé. BR
  • Almeida, Camila Clara Becker de; Universidade Federal do Rio de Janeiro. Macaé. BR
  • Oliveira, Diego Lima de; Universidade Federal do Rio de Janeiro. Macaé. BR
  • Antunes, Natália Pires; Prefeitura Municipal de Macaé. Macaé. BR
  • Argemil, Nathália Soares; Universidade Federal do Rio de Janeiro. Macaé. BR
Saúde Redes ; 8(Supl. 2): 295-312, 20221119.
Article em Pt | LILACS-Express | LILACS | ID: biblio-1411534
Biblioteca responsável: BR1973.9
RESUMO

Objetivo:

O presente artigo objetiva relatar uma experiência vivenciada pelo grupo de alunos, professores e preceptores do Projeto PET-Saúde/Interprofissionalidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro/Campus Macaé no desenvolvimento de Oficinas Interprofissionais com três equipes de saúde da família atuantes no período da pandemia de COVID-19 no município de Macaé, no ano de 2020.

Método:

Trata-se de um relato de experiência. O trabalho envolveu as seguintes etapas I) Caracterizando a APS no município de Macaé no contexto da pandemia de COVID-19; II) Planejamento das Oficinas Interprofissionais em saúde; III) Operacionalização das Oficinas; IV) Reflexões a partir da experiência retratada.

Resultados:

Os relatos traduzidos em forma de poesia expressaram de forma vívida o impacto de experienciar o trabalho das equipes de saúde da Família através das oficinas desenvolvidas. Reconhecer que a AB é uma linha de frente que precisa ser fortalecida, no sentido da capacitação dos profissionais, suporte técnico e material para realização da identificação de casos novos, bem como orientações para proceder ao isolamento domiciliar, acompanhamento e monitoramento dos contatos, pode fazer uma grande diferença na resposta do sistema de saúde à pandemia.

Conclusões:

Protagonizando ações de impacto significativo no enfrentamento da pandemia, o trabalho da APS pode ser fortalecido com ações de valorização dos profissionais e a promoção de espaços de diálogos e reflexões acerca dos seus próprios processos de trabalho, e os desdobramentos das mudanças a partir deles instituídas.
Licença

Texto completo: 1 Índice: LILACS Tipo de estudo: Diagnostic_studies Idioma: Pt Revista: Saúde Redes Assunto da revista: Ciˆncias da Sa£de / Sa£de P£blica Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Índice: LILACS Tipo de estudo: Diagnostic_studies Idioma: Pt Revista: Saúde Redes Assunto da revista: Ciˆncias da Sa£de / Sa£de P£blica Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article