Prevalência da Disfunção Temporomandibular (DTM) associada à níveis de ansiedade em acadêmicos de Odontologia
RFO UPF
; 29(1)20240000.
Article
em Pt
|
LILACS-Express
| LILACS
| ID: biblio-1566098
Biblioteca responsável:
BR1539.9
RESUMO
A Disfunção Tempomandibular (DTM) é caracterizada por uma série de distúrbios que afetam os músculos mastigatórios, a articulação temporomandibular (ATM) e estruturas adjacentes. Sua origem é multifatorial e pode estar vinculada a aspectos emocionais. O aumento da incidência de dor orofacial, especialmente associada à saúde mental, tem despertado interesse na comunidade científica, impactando a qualidade de vida, especialmente em jovens universitários. Objetivo:
Este estudo teve como objetivo investigar a prevalência da DTM e sua relação com diferentes níveis de ansiedade entre acadêmicos de Odontologia da UCEFF, Chapecó/SC.Metodologia:
Realizado como um estudo transversal, exploratório e descritivo, a amostra compreendeu 161 acadêmicos. A coleta de dados envolveu a aplicação de questionários validados, como o Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders (DC/TMD), Triagem da Dor por DTM e um questionário de sintomas. Esses questionários foram correlacionados com dados demográficos e um questionário sobre Desordem de Ansiedade Generalizada (GAD-7).Resultados:
Observou-se que acadêmicos que relataram DTM apresentaram uma taxa de ansiedade 10% superior em comparação com aqueles sem dor.Conclusão:
A associação entre autorrelato de dor e DTM foi evidenciada, destacando a interconexão entre a condição física e os aspectos psicológicos.
Texto completo:
1
Índice:
LILACS
Idioma:
Pt
Revista:
RFO UPF
Assunto da revista:
ODONTOLOGIA
Ano de publicação:
2024
Tipo de documento:
Article