Your browser doesn't support javascript.
loading
Novos olhares para a juventude: descobrindo caminhos
Almeida, Marta Carvalho de; Soares, Carla Regina Silva; Barbosa, Ana Terra dos Santos; Kazanji, Danielle Peralta; Lima, Mariana Silva; Prado, Pérola.
  • Almeida, Marta Carvalho de; Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Universidade de São Paulo ­ USP. São Paulo.
  • Soares, Carla Regina Silva; Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Universidade de São Paulo ­ USP. São Paulo.
  • Barbosa, Ana Terra dos Santos; Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Universidade de São Paulo ­ USP. São Paulo.
  • Kazanji, Danielle Peralta; Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Universidade de São Paulo ­ USP. São Paulo.
  • Lima, Mariana Silva; Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Universidade de São Paulo ­ USP. São Paulo.
  • Prado, Pérola; Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Universidade de São Paulo ­ USP. São Paulo.
Cad. Ter. Ocup. UFSCar (Impr.) ; 23(4): [863-870], 20151220.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-859506
RESUMO
Trata-se de apresentar e discutir referências conceituais e práticas do projeto O território e seus protagonistas: novos olhares para a infância e juventude, que tem se desenvolvido como atividade de extensão universitária em Terapia Ocupacional Social pelo núcleo da USP do Projeto Metuia. As atividades têm por foco a juventude que reside na região do Butantã, no município de São Paulo, as suas famílias e, em especial, os profissionais que atuam com esse segmento. Seu objetivo é influir na produção coletiva de novas representações sociais sobre a juventude, confrontando preconceitos. Oferece condições para a reelaboração crítica das representações sociais que desqualificam o jovem e suas ações, promovendo o encontro e o diálogo entre jovens protagonistas de iniciativas culturais ou de experiências exitosas na esfera da defesa dos direitos, e profissionais e/ou familiares ligados ao desafio de oferecer proteção e oportunidades para o desenvolvimento integral dos jovens. Observações que se desdobram da concretização do projeto sugerem que, embora se encontrem na região iniciativas importantes, originadas em coletivos juvenis, de modo geral os jovens não têm encontrado estímulo para desenvolver seu papel protagônico na esfera das produções culturais. A despeito das dificuldades enfrentadas para viabilizar o encontro dialogado entre jovens, profissionais e comunidade, o desenvolvimento do projeto tem permitido que se observem atitudes solidárias e a valorização da pluralidade cultural entre os jovens.


Texto completo: DisponíveL Índice: LILACS (Américas) Idioma: Português Revista: Cad. Ter. Ocup. UFSCar (Impr.) Assunto da revista: MEDICINA FISICA E REABILITACAO Ano de publicação: 2015 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS


Texto completo: DisponíveL Índice: LILACS (Américas) Idioma: Português Revista: Cad. Ter. Ocup. UFSCar (Impr.) Assunto da revista: MEDICINA FISICA E REABILITACAO Ano de publicação: 2015 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil