Your browser doesn't support javascript.
loading
Diarréia nosocomial: aspectos epidemiológicos de um problema emergente / Nosocomial diarrhea: epidemiological aspects of an emerging problem
Ribeiro, Tarsila Campanha da R; Chebli, Liliana Andrade; Malheiros, Anna Paula Rocha; Gaburri, Débora; Mattar, Patricia Torres; Peixoto, Danielle da Silva; Bertolini, Daniele; Ponzo, Cristian Kelly Nunes; Pinheiro, Bruno do Valle; Ferreira, Lincoln Eduardo V. V. de C; Gaburri, Pedro Duarte; Souza, Aécio Flávio Meirelles de; Chebli, Júlio Fonseca.
  • Ribeiro, Tarsila Campanha da R; Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Chebli, Liliana Andrade; Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Malheiros, Anna Paula Rocha; Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Gaburri, Débora; Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Mattar, Patricia Torres; Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Peixoto, Danielle da Silva; Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Bertolini, Daniele; Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Ponzo, Cristian Kelly Nunes; Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Pinheiro, Bruno do Valle; Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Ferreira, Lincoln Eduardo V. V. de C; Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Gaburri, Pedro Duarte; Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Souza, Aécio Flávio Meirelles de; Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Chebli, Júlio Fonseca; Universidade Federal de Juiz de Fora.
HU rev ; 24(2/3): 16-22, maio-dez. 1998. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-247716
RESUMO
Diarréia nosocomial (DN) é um problema comum em hospitais em todo o mundo, com causas e consequências pouco documentadas. As características säo o aparecimento de diarréia após 72 horas de internaçäo, com mais de 2 evacuaçöes de fezes aquosas ou amolecidas por no mínimo dois dias.

Objetivos:

Verificar a incidência de DN e seus fatores predisponentes. Paciente e

métodos:

Em um estudo prospectivo entre julho de 1997 e julho de 1998, 656 pacientes internados no Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora, foram analisados através de um interrogatório padronizado diário.

Resultados:

348 (53 por cento) eram homens e 460 (70 por cento) brancos. A média de idade era de 50,3 anos (13 a 94 anos) e tempo médio de internaçäo foi de 13 dias (4 a 41 dias). DN foi observada em 17 pacientes (2,6 por cento), com duraçäo média de 13 dias. O uso de sonda nasogástrica, nutriçäo enteral ou parenteral, bloqueadores dos receptores H-2 da histamina e presença de diarréia em contactantes mostrou relaçäo estatisticamente significante com a ocorrência de DN (p<0,05). A doença que causou a hospitalizaçäo, o uso de antibióticos e procedimentos cirúrgicos näo se correlacionaram com a DN. Entretanto, quanto maior a permanência hospitalar (particularmente após 10 dias), maior a probabilidade de sua ocorrência. Dos 18 com DN, 8 estavam internados no CTI.

Conclusäo:

A incidência de diarréia nosocomial (2,6 por cento) aproxima-se da relatada na literatura. Um risco aumentado é relacionado à permanência hospitalar prolongada, ao uso de sonda nasogástrica, à dieta enteral ou parenteral, ao uso de bloqueadores dos receptores H-2 da histamina e à presença de diarréia em contactantes.
Assuntos
Buscar no Google
Índice: LILACS (Américas) Assunto principal: Infecção Hospitalar / Diarreia Tipo de estudo: Estudo observacional / Fatores de risco Limite: Humanos Idioma: Português Revista: HU rev Assunto da revista: Medicina Ano de publicação: 1998 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Buscar no Google
Índice: LILACS (Américas) Assunto principal: Infecção Hospitalar / Diarreia Tipo de estudo: Estudo observacional / Fatores de risco Limite: Humanos Idioma: Português Revista: HU rev Assunto da revista: Medicina Ano de publicação: 1998 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil