Your browser doesn't support javascript.
loading
Relaçöes anatômicas do ponto B-32 (Ciliao) localizado no segundo forame sacral / Anatomic relations of point B-32 (Ciliao) located on the second sacral foramen
Esper, Renilson Silva; Fukuyama, Jungi Miller; Yamamura, Ysao; Cricenti, Serafim Vincenzo; Juliano, Yara.
  • Esper, Renilson Silva; Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Departamento de Ortopedia e Traumatologia. Setor de Medicina Chinesa-Acupuntura.
  • Fukuyama, Jungi Miller; Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Departamento de Ortopedia e Traumatologia. Setor de Medicina Chinesa-Acupuntura.
  • Yamamura, Ysao; Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Departamento de Ortopedia e Traumatologia. Setor de Medicina Chinesa-Acupuntura.
  • Cricenti, Serafim Vincenzo; Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Departamento de Ortopedia e Traumatologia. Setor de Medicina Chinesa-Acupuntura.
  • Juliano, Yara; Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Departamento de Medicina Preventiva.
Rev. paul. acupunt ; 5(1): 25-8, jan.-jun. 1999. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-254169
RESUMO
O ponto B-32 (Ciliao) é utilizado no tratamento de afecções geniturinárias, lombalgias, lombociatalgias, dores genitais e pélvicas. O presente estudo visa determinar a profundidade e o ângulo de inserção do ponto B-32 (Ciliao) e sua relação com outras estruturas anatômicas; espinha ilíaca póstero-superior, forames sacrais posteriores, linha mediana posterior. Material - Foram estudados 30 cadáveres adultos masculinos e femininos fixados e conservados em solução aquosa de formol a 10 por cento. Método - Foram medidas as distâncias do forame S-2 à linha mediana posterior aos forames sacrais posteriores S-1, S-3, S-4, à espinha ilíaca póstero-superior. Foi traçada uma linha entre os dois forames S-2 e prolongada até a EIPS. Foi determinado o ângulo de inserção com o plano delimitado entre as espinhas ilíacas póstero-superiores e a margem superior do hiato sacral e a profundidade de inserção foi medida a partir do forama S2. Resultados - O teste t de Student não mostrou diferença significante entre os valores do lado direito e esquerdo. As distâncias médias entre o forame S-2 e a linha mediana posteior, aos formaes sacrais posteriores S-1, S-3, S-4, e a espinha ilíaca póstero-superior, foram de 1 tsun (1,9 cm), 0,8 tsun (1,8cm), 0,7 tsun (1,7cm), 1,4 tsun (3,0cm), 0,7 tsun (1,5cm), respectivamente. A localização do forame S-2 coincidiu com o nível da EIPS em 5 cadáveres (16,6 por cento) e foi inferior em 25 cadáveres (83,3 por cento). A profundidade média foi de 0,8 tsun (1,76cm). A média do ângulo com o plano delimitado foi de 53§. Conclusão - O ponto B-32 (Ciliao) localiza-se no formae S-2 do sacro de esqueleto humano adulto, a 1 tsun (1,9cm) da linha mediana posterior 0,8 tsun (1,8cm) abaixo de S-1, 0,7 tsun (1,7cm) acima de S-3, 1,4 tsun (3,0cm) acima de S-4, e 0,7 tsun (1,5cm) da espinha ilíaca póstero superior (83,3 por cento abaixo da EIPS, e 16,6 por cento no mesmo nível), a uma profundidade de 0,8 tsun (1,76cm) e com uma angulação de 53§ com o plano delimitado entre as espinhas ilíacas póstero-superiores e a margem superior do hiato sacral.
Assuntos
Buscar no Google
Índice: LILACS (Américas) Assunto principal: Região Sacrococcígea / Pontos de Acupuntura Limite: Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Revista: Rev. paul. acupunt Ano de publicação: 1999 Tipo de documento: Artigo

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Buscar no Google
Índice: LILACS (Américas) Assunto principal: Região Sacrococcígea / Pontos de Acupuntura Limite: Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Revista: Rev. paul. acupunt Ano de publicação: 1999 Tipo de documento: Artigo