Hypertension detection and follow-up program (HDFP) / Hypertension detection and follow-up program (HDFP)
Rev. bras. hipertens
; 5(1): 32-41, jan.-mar. 1998. tab, graf
Article
em Pt
| LILACS
| ID: lil-262155
Biblioteca responsável:
BR1.1
RESUMO
Período do estudo O "Hypertension Detection and Follow-up Program" (HDFP) foi realizado no período entre Fevereiro de 1973 e Fevereiro de 1978. Após esse período, seus participantes foram avaliados no estudo de vigilância pós-teste (PTS), realizado entre Julho de 1980 e Julho de 1982. Participantes Foram selecionados 10.940 pacientes com pressão arterial diastólica (PAD) elevada. Sete mil e oitocentos pacientes tinham PAD classificada no estágio I (PAD entre 90 mmHg e 104 mmHg). Estudo O estudo foi randomizado para dois grupos em 14 comunidades americanas. Metade dos participantes foi tratada com medicação anti-hipertensiva de forma sistemática ou escalonada ("stepped-care" - SC). A outra metade foi tratada com medicação anti-hipertensiva de forma usual nos ambulatórios das comunidades (RC). Objetivo principal Avaliação da nortalidade total entre os dois grupos. Principais conclusões:
Houve redução estatística significante (p<0,001) da mortalidade total (17 por cento) aos 5 anos, como um todo, para os participantes do Grupo SC em comparação ao grupo RC. Foi demonstrada pela primeira vez, numa grande amostra, a evidência sobre a eficácia do tratamento farmacológico de adultos com hipertensão arterial leve. No pós-teste, apesar do declínio no controle da pressão arterial por vários motivos, a mortalidade no grupo SC, principalmente no estágio I, foi menor que no grupo RC. Os pacientes com idade entre 30 e 49 anos demonstraram, no estudo pós-teste, progressivo benefício na redução da mortalidade aos 6,7 e 8,3 anos em comparação aos 5 anos.Comentário:
O HDFP foi um estudo que atingiu seu objetivo científico, demonstrando o inconfundível benefício da redução da pressão arterial em relação à prevenção de mortes cardiovasculares. O tratamento medicamentoso escalonado de pacientes com baixo risco não se justifica, pois estes podem ter pequenas chances de benefício. A individualização da decisão entre risco e benefícios é salutar.
Buscar no Google
Índice:
LILACS
Assunto principal:
Hipertensão
/
Anti-Hipertensivos
Tipo de estudo:
Clinical_trials
/
Diagnostic_studies
/
Etiology_studies
/
Observational_studies
/
Prognostic_studies
/
Risk_factors_studies
Limite:
Humans
Idioma:
Pt
Revista:
Rev. bras. hipertens
Assunto da revista:
CARDIOLOGIA
Ano de publicação:
1998
Tipo de documento:
Article