Dependência do óxido nítrico inalatório: relato de caso / Inhalation of nitric oxide - dependence: case report
J. pediatr. (Rio J.)
; J. pediatr. (Rio J.);76(2): 153-6, mar.-abr. 2000. graf
Article
em Pt
| LILACS
| ID: lil-268339
Biblioteca responsável:
BR3.1
RESUMO
Objetivo:
Descrever a resposta hemodinâmica com rebote da hipertensão pulmonar após a retirada do óxido nitrico (NO) inalado em uma criança com síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA).Métodos:
Relato de caso de uma criança pré-escolar com SDRA e hipertensão pulmonar, avaliada através de ecocardiografia com dopller, recebendo NO inalado por um período de 21 dias.Resultados:
Houve diminuição da pressão estimada da artéria pulmonar (PAP) de 52 mmHg para 44 mmHg depois da titulação inicial da dose de NO inalado. Após a sua retirada, observou-se uma elevação da PAP (55mmHg) necessitando-se reinstalar o NO inalado para se obter um valor mais adequado (34mmHg). Uma nova tentativa de interrupção do NO inalado após um uso prolongado (20 dias), observou-se uma nova piora clínica e aumento da PAP havendo a indicação de se religar o NO inalado. No 24§ dia de internação, a paciente evoluiu ppara óbito por disfunção de múltiplos órgãos.Conclusões:
A possibilidade de rebote da hipertensão pulmonar após a interrupção do NO inalado é uma complicação que tem implicações clínicas importantes nos pacientes que necessitam um tratamento prolongado com o NO. Esse relato de caso ressalta estas implicações(A);
Buscar no Google
Índice:
LILACS
Assunto principal:
Insuficiência Respiratória
/
Óxido Nítrico
Limite:
Child, preschool
/
Female
/
Humans
Idioma:
Pt
Revista:
J. pediatr. (Rio J.)
Assunto da revista:
PEDIATRIA
Ano de publicação:
2000
Tipo de documento:
Article