Your browser doesn't support javascript.
loading
Uso da poeira e do ar como indicadores de contaminaçäo ambiental em áreas circunvizinhas a uma fonte de emissäo estacionária de chumbo / Use of dust and air as indicators of environmental pollution in areas adjacent to a source of stationary lead emission
Quiterio, Simone Lorena; Silva, Célia Regina Sousa da; Vaitsman, Delmo Santiago; Martinhon, Priscila Tamiasso; Moreira, Maria de Fátima Ramos; Araújo, Ulisses César de; Mattos, Rita de Cássia Oliveira da Costa; Santos, Luiz Sérgio Cardoso.
  • Quiterio, Simone Lorena; Universidade Federal do Rio de Janeiro. Departamento de Físico-química.
  • Silva, Célia Regina Sousa da; Universidade Federal do Rio de Janeiro. Departamento de Físico-química.
  • Vaitsman, Delmo Santiago; Universidade Federal do Rio de Janeiro. Departamento de Química Analítica.
  • Martinhon, Priscila Tamiasso; Universidade Federal do Rio de Janeiro. Departamento de Físico-química.
  • Moreira, Maria de Fátima Ramos; Fundaçäo Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública. Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana.
  • Araújo, Ulisses César de; Fundaçäo Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública. Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana.
  • Mattos, Rita de Cássia Oliveira da Costa; Fundaçäo Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública. Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana.
  • Santos, Luiz Sérgio Cardoso; Fundaçäo Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública. Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana.
Cad. saúde pública ; 17(3): 501-8, maio-jun. 2001. ilus, tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-290076
RESUMO
Determinou-se o nível de chumbo (Pb) presente no ar em ambientes externos e na poeira doméstica de residências localizadas próximo a uma reformadora de baterias (RB). Uma das principais fontes de exposiçäo ao Pb säo empresas do setor de RB, que ainda utilizam processos e tecnologia obsoletos em instalaçöes precárias. Na área externa à RB foram realizadas coletas em seis pontos localizados a aproximadamente 25m e a 500m da RB. Os resultados obtidos mostram que o limite para Pb no ar atmosférico (Pb-Ar) de 1,5µg Pb.m-3 foi excedido em 50 por cento das amostras coletadas, variando de 0,03 a 183,3µg Pb.m-3. As coletas nas dependências internas e externas das residências foram realizadas em seis pontos de quatorze residências localizadas a aproximadamente 25m, 50m e a 500m da RB. O limite de Pb na poeira doméstica (Pb-Pd) de 1.500µg Pb.m-2 foi excedido em 44 por cento das amostras coletadas, apresentando valores variáveis de 2,2 a 54.338,9µg Pb.m-2.
Assuntos
Texto completo: DisponíveL Índice: LILACS (Américas) Assunto principal: Poluição do Ar em Ambientes Fechados / Poeira / Chumbo Idioma: Português Revista: Cad. saúde pública Assunto da revista: Saúde Pública / Toxicologia Ano de publicação: 2001 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Texto completo: DisponíveL Índice: LILACS (Américas) Assunto principal: Poluição do Ar em Ambientes Fechados / Poeira / Chumbo Idioma: Português Revista: Cad. saúde pública Assunto da revista: Saúde Pública / Toxicologia Ano de publicação: 2001 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil