Técnica para obtenção de sangue central em ratos / Central blood obtainment technique in rats
Rev. para. med
; 16(4): 22-25, out.-dez. 2002. ilus
Article
em Pt
| LILACS
| ID: lil-331807
Biblioteca responsável:
BR3.1
RESUMO
Introdução:
Há muitos métodos descritos para obtenção de sangue em ratos, entre eles a técnica da punção das veias da cauda, da artéria aorta e da veia jugular.Objetivo:
Descrever um procedimento para obtenção de sangue central, em dois intervalos regulares, sem necessidade de eutanásia.Método:
Utilizaram-se 10 ratos da linhagem Wistar, fêmeas adultas pesando entre 200 e 250 gramas, sendo realizada uma incisão oblíqua, seguida de dissecção da veia femoral. Realizou-se, inicialmente, a punção da veia femoral, através de uma seringa hipodérmica de 1 ml, contendo 0,2 ml de solução de heparina a 5 por cento, para heparinização sistêmica do animal. Seguiu-se, então, punção venosa para a coleta de 1,5 ml de sangue, introduzindo-se um cateter Angiocath nº 24 pelo mesmo orifício criado na heparinização. Fez-se, em seguida, a ligadura definitiva do vaso e o fechamento da ferida operatória com fio Mononylon 3-0. No intervalo de sete dias repetiu-se o procedimento na veia femoral contralateral. Observaram-se os seguintes critérios incisão, dissecção, heparinização, punção, presença de infecção no pós-operatório e material utilizado, sendo os dados coletados e analisados descritivamente.Resultados:
Verificou-se que, em 100 por cento dos animais, a incisão oblíqua foi satisfatória para visibilização do feixe vásculo-nervoso femoral; em 60 por cento das punções nã houve espasmo venoso; 100 por cento dos animais apresentaram heparinização satisfatória; em 70 por cento foi possível a coleta de 1,5 ml de sangue; 80 por cento não apresentaram abcessos e em 100 por cento dos ratos a utilização...
Buscar no Google
Índice:
LILACS
Assunto principal:
Coleta de Amostras Sanguíneas
Limite:
Animals
Idioma:
Pt
Revista:
Rev. para. med
Assunto da revista:
MEDICINA
Ano de publicação:
2002
Tipo de documento:
Article