Estudo da eficácia e tolerabilidade do fenticonazol no tratamento da vaginose bacteriana - Estudo duplo-cego, randomizado, prospectivo, controlado e comparado com grupo placebo / Eficacy and tolerability of fenticonazol for bacterial vaginosis treatment - double-blind study, randomized, prospective, compared to placecbo
RBM rev. bras. med
; RBM rev. bras. med;60(1/2): 67-70, jan.-fev. 2003. graf
Article
em Pt
| LILACS
| ID: lil-357760
Biblioteca responsável:
BR12.1
RESUMO
Objetivo:
Avaliar a eficácia e segurança do uso do fenticonazol no tratamento da vaginose bacteriana por Gardnerella vaginalis em um estudo placebo controlado.Métodos:
Participaram do estudo 47 mulheres, randomizadas para receber fentico- nazol ou placebo. Utilizou-se dose de 5g ao dia de fenticonazol creme vaginal 2(por cento) por sete dias. As avaliações foram feitas em 3 visitas (dias 1, 9 e 28 após início do tratamento) e incluíram exame ginecológico, avaliação da secreção vaginal, teste das aminas, pesquisa de clue cells e medida de pH da secreção vaginal.Resultados:
A proporção de cura no grupo tratado com fentíconazoi 85(por cento), foi sígnificatívamente maior do que a do grupo placebo, 35(por cento ) (P=0.003). A proporção de recorrência de infecção no grupo tratado com fenticonazol foi de 11,8 (por cento), significativamente menor que no grupo placebo, 50(por cento) (P=0,089). Apenas uma paciente apresentou efeito adverso definitivamente relacionado ao tratamento caracterizado por ardência vaginal de intensidade moderada.Conclusão:
O fenticonazol se apresentou como uma alternativa eficaz no tratamento da vaginose bacteriana, com proporção de cura e índice de recorrência estatisticamente significativos quando comparados com o grupo placebo.
Buscar no Google
Índice:
LILACS
Assunto principal:
Gardnerella vaginalis
/
Vaginose Bacteriana
/
Antifúngicos
Tipo de estudo:
Clinical_trials
Limite:
Adult
/
Female
/
Humans
Idioma:
Pt
Revista:
RBM rev. bras. med
Assunto da revista:
MEDICINA
Ano de publicação:
2003
Tipo de documento:
Article