Your browser doesn't support javascript.
loading
Fibrose cística em adultos: aspectos clínicos e espirométricos / Cystic fibrosis in adults clinical and spirometric aspects
Lemos, Antônio Carlos M; Matos, Eliana; Franco, Rosana; Santana, Pablo; Santana, Maria Angélica.
  • Lemos, Antônio Carlos M; s.af
  • Matos, Eliana; s.af
  • Franco, Rosana; s.af
  • Santana, Pablo; s.af
  • Santana, Maria Angélica; s.af
J. bras. pneumol ; 30(1): 9-13, jan.-fev. 2004. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-360087
RESUMO

INTRODUÇAO:

A fibrose cística é diagnosticada usualmente na infância. No Brasil, poucos estudos abordam seu diagnóstico na idade adulta.

OBJETIVO:

Descrever as características demográficas, clínicas e os achados de espirometria dos pacientes com fibrose cística diagnosticados na idade adulta, na Bahia (Brasil).

MÉTODO:

Foram avaliados 28 pacientes com fibrose cística diagnosticada na idade adulta no Centro de Referência de Fibrose Cística do Estado da Bahia. As variáveis de interesse foram idade, gênero, cor, índice de massa corpórea (IMC), cultivo do escarro, porcentagem do previsto da capacidade vital forçada ( por cento CVF), porcentagem do previsto do volume expiratório forçado no primeiro segundo ( por cento VEF1) e resposta ao broncodilatador.

RESULTADOS:

A média de idade dos pacientes foi de 31,1±12,4 anos. A proporção de negros e mulatos foi de 53,7 por cento, e a média de IMC foi 18,7±3,0Kg/m2. Em doze pacientes (43 por cento) foi confirmada P. aeruginosa no escarro. As médias ±DP dos percentuais do previsto da CVF e do VEF1 foram de 58,9±21,6 por cento e 44,1±23 por cento respectivamente. No grupo colonizado por P. aeruginosa as médias dos parâmetros espirométricos foram inferiores às do grupo não colonizado. Entretanto, somente em relação à CVF esta diferença alcançou significância estatística (p= 0,007).

CONCLUSAO:

Concordante com a literatura, este estudo reforça que o diagnóstico de fibrose cística deve ser investigado em pacientes com infecções respiratórias de repetição, sinusite e bronquiectasias, mesmo na idade adulta. Os valores dos percentuais da CVF e VEF1 em relação ao previsto foram menores nos pacientes colonizados por P aeruginosa, evidenciando uma maior deterioração da função pulmonar.
Assuntos
Texto completo: DisponíveL Índice: LILACS (Américas) Assunto principal: Fibrose Cística Limite: Adolescente / Adulto / Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Revista: J. bras. pneumol Assunto da revista: Pneumologia Ano de publicação: 2004 Tipo de documento: Artigo

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Texto completo: DisponíveL Índice: LILACS (Américas) Assunto principal: Fibrose Cística Limite: Adolescente / Adulto / Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Revista: J. bras. pneumol Assunto da revista: Pneumologia Ano de publicação: 2004 Tipo de documento: Artigo