Your browser doesn't support javascript.
loading
Utilidade de um escore e de variáveis indicativas de drenagem pleural em crianças com derrame pleural parapneumônico / Utility of a scoring system and indicative variables for assessing the need for pleural drainage in pediatric patients with parapneumonic pleural effusion
Moreira, Gláucia de Oliveira; Ribeiro, José Dirceu; Tresoldi, Antonia Terezinha.
  • Moreira, Gláucia de Oliveira; s.af
  • Ribeiro, José Dirceu; s.af
  • Tresoldi, Antonia Terezinha; s.af
J. bras. pneumol ; 31(3): 205-211, maio-jun. 2005. tab
Artigo em Português, Inglês | LILACS | ID: lil-416514
RESUMO

INTRODUÇÃO:

A decisão pela drenagem do derrame pleural parapneumônico em crianças é controversa. Uma parceria entre pediatras e cirurgiões deu origem a um escore indicativo de drenagem torácica.

OBJETIVO:

Avaliar a utilidade do escore na indicação de drenagem torácica para tratamento do derrame pleural parapneumônico em crianças e adolescentes.

MÉTODO:

Estudo transversal retrospectivo, com 250 pacientes internados com derrame pleural parapneumônico, em hospital de referência terciário (1994 a 1999). As variáveis estudadas foram condições clínicas, radiogramas torácicos, exames bacteriológicos e bioquímicos do líquido pleural, escore e tratamento. O escore baseava-se em quatro categorias aspecto macroscópico do fluido pleural, radiograma de tórax, exames laboratoriais e segunda toracocentese. Escore > 5,5 era indicativo de drenagem torácica.

RESULTADOS:

Derrame pleural parapneumônico ocorreu em 304 das 941 crianças com pneumonia (32,2 por cento). Das 250 incluídas, 146 eram do sexo masculino (58,4 por cento), com média de idade de três anos (mediana de dois). Os valores de corte obtidos na Receiver operating characteristic para sugerir drenagem pleural foram pH < 7,29 (sensibilidade de 89,2 por cento; especificidade de 76,5 por cento), escore > 5,0 (sensibilidade de 68,7 por cento; especificidade de 81,7 por cento); tanto estes valores quanto os relatados na literatura de pH < 7,0 e glicose < 40 relacionaram-se à necessidade de drenagem (p = 0,001). A desidrogenase lática não se mostrou bom parâmetro para indicação de drenagem.

CONCLUSÃO:

Além do aspecto purulento, pH < 7,29 e escore foram os melhores preditores de drenagem em pacientes pediátricos com derrame pleural parapneumônico. Entretanto, sugere-se readequar alguns dos itens do escore, para sua melhor aplicação.
Texto completo: DisponíveL Índice: LILACS (Américas) Tipo de estudo: Estudo observacional / Estudo de prevalência / Estudo prognóstico Idioma: Inglês / Português Revista: J. bras. pneumol Assunto da revista: Pneumologia Ano de publicação: 2005 Tipo de documento: Artigo

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Texto completo: DisponíveL Índice: LILACS (Américas) Tipo de estudo: Estudo observacional / Estudo de prevalência / Estudo prognóstico Idioma: Inglês / Português Revista: J. bras. pneumol Assunto da revista: Pneumologia Ano de publicação: 2005 Tipo de documento: Artigo