Aspectos histológicos do ovário de coelhas após criopreservação / Histological aspects of rabbit ovarian tissue after cryopreservation
Rev. bras. ginecol. obstet
; Rev. bras. ginecol. obstet;27(11): 642-649, nov. 2005. ilus, tab, graf
Article
em Pt
| LILACS
| ID: lil-429389
Biblioteca responsável:
BR26.1
RESUMO
OBJETIVO:
avaliar a preservação folicular e as características celulares do tecido ovariano criopreservado, em coelhas.MÉTODOS:
fez-se, sob anestesia, a ooforectomia direita de dez coelhas brancas, adultas. Dissecou-se o ovário mantendo-se o córtex com espessura de 1,5 milímetros. Fragmentou-se o tecido em pequenas secções, algumas para o estudo histológico de controle e outras destinadas à criopreservação pelo protocolo de congelamento lento. Passadas seis semanas efetuou-se o descongelamento e fez-se a avaliação histológica. As amostras do controle e do experimento, após processamento, foram coradas pela hematoxilina-eosina para identificação dos aspectos histológicos e submetidas à técnica imuno-histoquímica utilizando-se o PCNA (proliferating cell nuclear antigen) para a avaliação da viabilidade celular. Utilizaram-se os testes não paramétricos "comparação entre duas proporções" e Mann-Whitney e o teste paramétrico t de Student.RESULTADOS:
observou-se que no tecido criopreservado só persistiram oócitos primordiais. Entre as alterações reversíveis identificaram-se vacuolização citoplasmática em todas as amostras (p=0,039), lise estromal em 50 por cento (p=0,648) e oócitos com contornos irregulares em 80 por cento (p=0,007). Encontraram-se alterações irreversíveis como degeneração hialina e picnose em 30 por cento das amostras (p=0,210). A análise imuno-histoquímica demonstrou os folículos, em diferentes estágios de desenvolvimento, no tecido não congelado e folículos primordiais no tecido criopreservado com positividade para o PCNA, indicando a presença de DNA ativo.CONCLUSAO:
no tecido ovariano criopreservado sobrevivem apenas os folículos primordiais; existem alterações histológicas reversíveis (vacuolização citoplasmática, lise estromal, fragmentação das células da granulosa e oócitos com contornos irregulares); alterações irreversíveis, em níveis não significantes (degeneração hialina e picnose) e presença de PCNA positivo em todos os folículos.
Texto completo:
1
Índice:
LILACS
Assunto principal:
Ovário
/
Criopreservação
/
Antígeno Nuclear de Célula em Proliferação
Tipo de estudo:
Prognostic_studies
Limite:
Animals
Idioma:
Pt
Revista:
Rev. bras. ginecol. obstet
Assunto da revista:
GINECOLOGIA
/
OBSTETRICIA
Ano de publicação:
2005
Tipo de documento:
Article