Your browser doesn't support javascript.
loading
Avaliação clínica do tratamento cirúrgico da hiperidrose / Clinical evaluation of surgical treatment of hyperhidrosis
Fialho Neto, Flavio Nunes; Severino, Natalia Parisi; Mourad, Omar Moté Abou; Júdice, Ângelo Mesquita; Andrade, Felipe Moreira de; Júdice, Luiz Felippe.
Afiliação
  • Fialho Neto, Flavio Nunes; Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Medicina. Niterói. BR
  • Severino, Natalia Parisi; Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Medicina. Niterói. BR
  • Mourad, Omar Moté Abou; Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Medicina. Disciplina de Cirurgia. Niterói. BR
  • Júdice, Ângelo Mesquita; Hospital de Clínicas de Niterói. Cirurgia Torácica. Niterói. BR
  • Andrade, Felipe Moreira de; Hospital Geral de Bonsucesso. Cirurgia Geral. Rio de Janeiro. BR
  • Júdice, Luiz Felippe; Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Medicina. Cirurgia Torácica. Niterói. BR
J. bras. med ; 93(5/6): 30-38, nov.-dez. 2007. tab
Article em Pt | LILACS | ID: lil-477860
Biblioteca responsável: BR1365.1
RESUMO

Contexto:

A hiperidrose consiste em uma disfunção simpática que acomete 0,6 por cento a 1 por cento da população mundial. Essa produção excessiva de suor afeta significativamente a qualidade de vida desses pacientes.

Objetivo:

Aplicar um questionário aos pacientes operados de hiperidrose para comparar a qualidade de vida desses pacientes antes e após a cirurgia. Além disso, identificas os diferentes tipos de hiperidrose e os possíveis efeitos colaterais ou complicações pós-operatórias.

Métodos:

Foi feita uma análise retrospectiva dos prontuários de 30 pacientes (21 mulheres e nove homens) submetidos à simpatectomia por videotoracoscopia no Hospital Universitário Antônio Pedro, no Hospital Santa Cruz e no Hospital de Clínicas Niterói, entre os anos de 2001 a 2005.

Resultado:

A cirurgia foi bem sucedida em 86,6 por cento dos casos. Em 13,3 por cento dos pacientes houve recorrência de hiperidrose axilar. Destes, um foi reoperado, não obtendo, no entanto, o resultado esperado. Houve somente uma complicação cirúrgica e 86,6 por cento dos pacientes afirmaram ter melhora em sua qualidade de vida.

Conclusão:

A pesquisa pode comprovar que a simpatectomia por videotoracoscopia é capaz de promover melhorias na qualidade de vida da maioria dos pacientes operados.
Assuntos
Buscar no Google
Índice: LILACS Assunto principal: Hiperidrose Tipo de estudo: Prognostic_studies Idioma: Pt Revista: J. bras. med Assunto da revista: MEDICINA Ano de publicação: 2007 Tipo de documento: Article
Buscar no Google
Índice: LILACS Assunto principal: Hiperidrose Tipo de estudo: Prognostic_studies Idioma: Pt Revista: J. bras. med Assunto da revista: MEDICINA Ano de publicação: 2007 Tipo de documento: Article