Your browser doesn't support javascript.
loading
Injeção percutânea de trombina guiada por ultra-som com Doppler colorido para o tratamento de pseudo-aneurismas femorais / Doppler ultrasound-guided percutaneous thrombin injection for treating femoral pseudoaneurysms
Miranda, Frederico Celestino; Garcia, Rodrigo Gobbo; Macedo Filho, Carlos Leite; Mendes, Guilherme Falleiros; Andrade, Juliano Ribeiro de; Maurano, Alexandre; Francisco Neto, Miguel Jose; Funari, Marcelo Buarque de Gusmão.
Afiliação
  • Miranda, Frederico Celestino; Hospital Israelita Albert Einstein. São Paulo. BR
  • Garcia, Rodrigo Gobbo; Hospital Israelita Albert Einstein. Serviço de Imagem. São Paulo. BR
  • Macedo Filho, Carlos Leite; Hospital Israelita Albert Einstein. Serviço de Imagem. São Paulo. BR
  • Mendes, Guilherme Falleiros; Hospital Israelita Albert Einstein. Serviço de Imagem. São Paulo. BR
  • Andrade, Juliano Ribeiro de; Hospital Israelita Albert Einstein. Serviço de Imagem. São Paulo. BR
  • Maurano, Alexandre; Hospital Israelita Albert Einstein. Serviço de Imagem. São Paulo. BR
  • Francisco Neto, Miguel Jose; Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. São Paulo. BR
  • Funari, Marcelo Buarque de Gusmão; Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. São Paulo. BR
Einstein (Säo Paulo) ; 6(4): 428-433, 2008.
Article em Pt | LILACS | ID: lil-510106
Biblioteca responsável: BR500.1
RESUMO

Objetivos:

Avaliar a taxa de sucesso de injeção percutânea detrombina, guiada por ultra-som com Doppler para o tratamento de pseudo-aneurismas femorais.

Métodos:

Vinte e três pacientes compseudo-aneurismas femorais foram tratados com injeção percutâneade trombina guiada por ultra-som com Doppler, entre Setembro de2003 e Outubro de 2007. O tamanho do pseudo-aneurisma, a dosede trombina utilizada, o resultado da terapia e as complicações foramdocumentados prospectivamente. Outros aspectos analisados foramo tipo de procedimento que causou o pseudo-aneurisma (cateterismodiagnóstico, angioplastia, colocação do stent), o tamanho dointrodutor endovascular, a utilização dos dispositivos hemostáticos eo índice de massa corpórea (IMC) do paciente.

Resultados:

Um totalde 27 injeções de trombina foram realizadas. O diâmetro transversomédio foi de 3,5 cm. A dose média de trombina injetada foi de 666,7UI. A taxa primária de sucesso foi de 19 em 23 pacientes (83%).A reperfusão ocorreu em um pseudo-aneurisma. A taxa de sucessosecundária foi de quatro em quatro pacientes tratados (100%). Nãoocorreram complicações tromboembólicas, infecciosas ou alérgicas.

Conclusões:

A injeção percutânea de trombina guiada por ultra-som é o melhor método para o tratamento dos pseudo-aneurismas femorais causados por procedimentos endovasculares. Apresenta elevadastaxas de sucesso, baixas taxas de reincidência e de complicações.
Assuntos
Buscar no Google
Índice: LILACS Assunto principal: Trombina / Resultado do Tratamento / Falso Aneurisma / Ultrassonografia Doppler Tipo de estudo: Evaluation_studies Idioma: Pt Revista: Einstein (Säo Paulo) Assunto da revista: MEDICINA Ano de publicação: 2008 Tipo de documento: Article
Buscar no Google
Índice: LILACS Assunto principal: Trombina / Resultado do Tratamento / Falso Aneurisma / Ultrassonografia Doppler Tipo de estudo: Evaluation_studies Idioma: Pt Revista: Einstein (Säo Paulo) Assunto da revista: MEDICINA Ano de publicação: 2008 Tipo de documento: Article