O Impacto da rizotomia dorsal seletiva na qualidade de vida de crianças espásticas portadoras de paralisia cerebral / The impact of seletctive dorsal rhizotomy on the quality of life of spastic children with cerebral palsy
Arq. bras. neurocir
; 27(1): 7-11, mar. 2008. tab, graf
Article
em Pt
| LILACS
| ID: lil-553943
Biblioteca responsável:
BR584.1
RESUMO
Objetivo:
A rizotomia dorsal seletiva (RDS) é uma técnica clássica para tratamento da espasticidade em crianças com paralisia cerebral. Em nosso Serviço, é utilizada, além do objetivo funcional (deambulação), para melhoria da qualidade de vida da criança e do cuidador. O propósito do estudo foi avaliar a eficácia e o impacto do procedimento nesses indivíduos.Materiais e métodos:
Um questionário sobre a qualidade de vida das crianças e cuidadores foi elaborado e enviado a 16 cuidadores de crianças submetidas à RDS, sendo posteriormente recuperados e analisados.Resultados:
A maioria dos cuidadores julgou que houve melhora nos diversos quesitos relacionados à rotina diária, à facilitação para realização de cuidados e no posicionamento e transporte de criança. A maioria percebeu melhora no bem-estar e no estado de saúde. Dos cuidaores, 94 por cento se declararam satisfeitos com o procedimento.Conclusão:
A RDS parece melhorar a qualidade de vida de crianças gravemente comprometidas pela espasticidade na PC, bem como a de seus cuidadores...
Texto completo:
1
Índice:
LILACS
Assunto principal:
Qualidade de Vida
/
Paralisia Cerebral
/
Rizotomia
Limite:
Child
/
Humans
Idioma:
Pt
Revista:
Arq. bras. neurocir
Assunto da revista:
Cirurgia
/
NEUROCIRURGIA
Ano de publicação:
2008
Tipo de documento:
Article