Your browser doesn't support javascript.
loading
Mortalidade infantil tardia na região da Capela do Socorro, São Paulo, 2007 a 2009 / Infant mortality late in the region of the Chapel
São Paulo; s.n; 2010. 108 p.
Tese em Português | LILACS | ID: lil-594053
RESUMO

Introdução:

Um dos índices mais utilizados como indicador das condições de saúde de uma determinada área é o Coeficiente de Mortalidade Infantil (CMI). A mortalidade é condicionada por diversos fatores, como, os fatores biológicos, políticos e sociais, bem como por comportamentos culturalmente definidos e atitudes que historicamente caracterizam o estágio de desenvolvimento de um país ou de uma região.

Objetivo:

Analisar as causas de mortalidade infantil tardia, com ênfase nas causas básica de óbito e fatores a ela relacionados na Subprefeitura da Capela do Socorro, região sul do município de São Paulo, Brasil nos anos de 2007, 2008 e 2009.

Métodos:

Estudo observacional, descritivo do universo de óbitos de crianças com idade de 28 dias a 364 dias, ocorridos de janeiro a outubro dos anos de 2007, 2008 e 2009, na Subprefeitura da Capela do Socorro, do Município de São Paulo. Os óbitos ocorridos na região nos períodos de estudo escolhidos foram identificados a partir do SIM, Foram analisados 113 óbitos. As variáveis das características de pré-natal, parto, nascimento, maternas e de assistência foram levantadas a partir do SINASC e da Declaração de Óbito.

Resultados:

O CMI na Subprefeitura da Capela do Socorro no ano de 2007 foi 17,1 por cento, tendo uma diminuição do CMI para os anos de 2008 e 2009, ficando em torno de 12 por cento. O coeficiente de mortalidade pós-neonatal no mesmo período, nos anos de 2007, 2008 e 2009 foi respectivamente de 4,9 por cento, 4,0 por cento e 4,6 por cento. As causas de óbitos pós-neonatais mais freqüentes foram as Malformações Congênitas, as Afecções do Período Perinatal e as Doenças do Aparelho respiratório.

Conclusão:

Apesar do Coeficiente de mortalidade infantil e seus componentes (neonatal e pós-neonatal) evidenciarem uma tendência de redução durante os períodos analisados, a região apresenta sempre coeficientes mais elevados do que os do Município de São Paulo.
Assuntos
Texto completo: DisponíveL Índice: LILACS (Américas) Assunto principal: Mortalidade Infantil / Mortalidade / Causas de Morte Tipo de estudo: Estudo observacional / Estudo prognóstico Limite: Lactente Idioma: Português Ano de publicação: 2010 Tipo de documento: Tese

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Texto completo: DisponíveL Índice: LILACS (Américas) Assunto principal: Mortalidade Infantil / Mortalidade / Causas de Morte Tipo de estudo: Estudo observacional / Estudo prognóstico Limite: Lactente Idioma: Português Ano de publicação: 2010 Tipo de documento: Tese