Your browser doesn't support javascript.
loading
Estudo do linfonodo cervical pela citologia do imprint / Cervical lymph node study by imprint cytology
Aparecido Dedivitis, Rogerio; Pfuetzenreiter Junior., Elio Gilberto; Ferrari de Castro, Mario Augusto.
  • Aparecido Dedivitis, Rogerio; Fundação Lusíada Unilus. Departamento de Cirurgia.
  • Pfuetzenreiter Junior., Elio Gilberto; Fundação Lusíada UNILUS. Departamento de Cirurgia.
  • Ferrari de Castro, Mario Augusto; Fundação Lusíada UNILUS. Departamento de Cirurgia.
Artigo em Português | LILACS-Express | LILACS | ID: lil-621039
RESUMO

Introdução:

O estudo citológico do linfonodo pelo imprint éde grande importância para complementar o histopatológico,sendo superior ao obtido pela punção aspirativa por agulha fina.

Método:

Uma série consecutiva de 86 pacientes submetidos àressecção de linfonodos cervical com a preparação de imprintforam avaliados retrospectivamente. O diagnóstico final foideterminado pelo exame histopatológico do espécime excisado.Sensibilidade, especificidade, valores preditivos e acurácia foramavaliados.

Resultados:

Houve o diagnóstico final de 54 casos demalignidade, oito casos de tuberculose e 24 casos de hiperplasiareativa não específica. A sensibilidade, especificidade, valorespreditivos para os testes negativo e positivo e a acurácia do imprintforam 93,5%, 100%, 85,7%, 100% e 95,3%, respectivamente.

Conclusão:

O imprint positivo foi sempre coerente com odiagnóstico histopatológico final enquanto, com relação aosachados de negatividade, houve discordância 33% dos casos delinfoma não-Hodgkin e 25% nos casos de tuberculose ganglionar.Devido à sua alta acurácia, pode ser realizado como métodoauxiliar ao estudo histopatológico, que segue sendo o método-ouro.

Buscar no Google
Índice: LILACS (Américas) Idioma: Português Revista: Rev. bras. cir. cabeça pescoço Ano de publicação: 2011 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Buscar no Google
Índice: LILACS (Américas) Idioma: Português Revista: Rev. bras. cir. cabeça pescoço Ano de publicação: 2011 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil