Your browser doesn't support javascript.
loading
Ameloblastoma de maxila: Estudo de 3 casos / Ameloblastoma in the maxilla: Study of three cases
Chedid, Helma Maria; Amar, Ali; Rapoport, Abrão; Cardoso, Renato; Curioni, Otávio Alberto.
  • Chedid, Helma Maria; Mestre em Ciências da Saúde pelo Curso de Pós-graduação do Hospital Heliópolis Hosphel, São Paulo/SP, Brasil. Cirurgião do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia - Hospital Heliópolis - Hosphel, São Paulo / SP, Brasil..
  • Amar, Ali; Doutor em Medicina pelo Curso de Pós-graduação em Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Universidade Federal de São Paulo, São Paulo / SP, Brasil. Cirurgião do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia - Hospital Heliópolis - Hosphel..
  • Rapoport, Abrão; Professor Livre Docente pelo Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo / SP. Cirurgião do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia - Hospital Heliópolis - Hosphel..
  • Cardoso, Renato; Odontólogo especialista em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial. Cirurgião Buco-Maxilo-Facial do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia - Hospital Heliópolis - Hosphel, São Paulo / SP.
  • Curioni, Otávio Alberto; Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo/SP. Chefe do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia - Hospital Heliópolis - Hosphel, São Paulo / SP..
Artigo em Português | LILACS-Express | LILACS | ID: lil-621053
RESUMO
O ameloblastoma é um tumor benigno originário do epitélioodontogênico, caracterizado por crescimento lento e progresso e,por vezes, localmente agressivo. Tem predileção pela mandíbula.Tem apresentação clínica variável de sinais e sintomas, taiscomo a presença de expansão óssea assintomática, crescimentotecidual intra-oral, dor e ulceração da mucosa oral, mobilidade eperda dentária e obstrução nasal. São tumores de comportamentorecidivante, localmente agressivo e a ressecção cirúrgica commargem de segurança é recomendada. Relatam-se três casosde ameloblastomas localizados na maxila, sendo dois pacientesdo sexo masculino e um feminino. Todos foram submetidos àressecção cirúrgica. Quando de localização na maxila possuitendência à maior agressividade e prognóstico mais reservado,quanto às recidivas. O tratamento cirúrgico é recomendado e anecessidade de margens de segurança se dá pelas taxas elevadasde recorrência tumoral quando de ressecções incompletas oucom margens exíguas. A raridade do ameloblastoma de maxilapode levar tanto a dificuldades para o diagnóstico quanto para otratamento.

Buscar no Google
Índice: LILACS (Américas) Tipo de estudo: Estudo prognóstico Idioma: Português Revista: Rev. bras. cir. cabeça pescoço Ano de publicação: 2011 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Buscar no Google
Índice: LILACS (Américas) Tipo de estudo: Estudo prognóstico Idioma: Português Revista: Rev. bras. cir. cabeça pescoço Ano de publicação: 2011 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil