Your browser doesn't support javascript.
loading
Pesquisa do linfonodo sentinela em carcinomas espinocelulares de cavidade oral classificados como T1 e T2 N0 / Sentinel lymph node in oral cavity squamous cell carcinoma classified as T1 and T2 N0
Casado Alves, Cira Danielle; de Castro Capuzzo, Renato; Timóteo da Rocha, Euclides; Scapulatempo Neto, Cristovam; Boldrini Júnior, Domingos; dos Santos, Carlos Roberto; Lopes Carvalho, André.
  • Casado Alves, Cira Danielle; Cirurgia Geral. Residente de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital do Câncer de Barretos..
  • de Castro Capuzzo, Renato; Médico Especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Cirurgião do departamento de Cabeça e Pescoço do Hospital do Câncer de Barretos..
  • Timóteo da Rocha, Euclides; Doutor. Chefe do Departamento de Medicina Nuclear do Hospital do Câncer de Barretos..
  • Scapulatempo Neto, Cristovam; Doutor. Chefe do Serviço de Patologia do Hospital do Câncer de Barretos..
  • Boldrini Júnior, Domingos; Mestre. Cirurgião do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital do Câncer de Barretos..
  • dos Santos, Carlos Roberto; Médico Especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Cirurgião do Departamento de Cabeça e Pescoço do Hospital do Câncer de Barretos..
  • Lopes Carvalho, André; Professor livre docente. Cirurgião do departamento de Cabeça e Pescoço do Hospital do Câncer de Barretos..
Artigo em Português | LILACS-Express | LILACS | ID: lil-639229
RESUMO

Introdução:

A abordagem cervical em pacientes portadores decarcinoma epidermoide (CE) de cavidade oral classificados comoT1 ou T2 N0 ainda é controversa. A pesquisa do linfonodo sentinela(PLS), representa um menor risco de morbidades para o pacientecom uma boa acurácia para detecção de metástases ocultas.

Objetivo:

Avaliar a evolução de pacientes submetidos à PLS empescoço clinicamente N0.

Método:

É um estudo retrospectivoque avaliou os pacientes portadores de CE de cavidade oralclassificados como T1 ou T2 N0 submetidos ressecção do tumorprimário e PLS entre Junho de 2008 até Fevereiro de 2011 noHospital de Câncer de Barretos.

Resultados:

Foram incluídos 26pacientes, a maioria eram homens (73,0%), a média de idade foide 58 anos e o local mais frequente dos CE foi a língua (50,0%).Os carcinomas foram estadiados como T1 em 8 pacientes (33,3%)e T2 em 16 (66,7%). A PLS mostrou-se positiva em 5 pacientes(19,2%). Todos os pacientes em que a pesquisa do LS mostrousepositiva, foram submetidos a esvaziamento cervical seletivo.O seguimento médio dos pacientes foi de 11 meses, nesteperíodo a recorrência no pescoço homolateral a PLS ocorreu em2 pacientes (7,7%).

Conclusão:

Neste estudo o LS foi positivo19,2% e a recidiva cervical ocorreu em 7,7%. Observou-se que atécnica de PLS é factível e segura como único procedimento paraestadiamento do pescoço apresentando resultados oncológicoscomparáveis à realização do esvaziamento cervical seletivo comoprimeira opção para estes pacientes.

Buscar no Google
Índice: LILACS (Américas) Idioma: Português Revista: Rev. bras. cir. cabeça pescoço Ano de publicação: 2011 Tipo de documento: Artigo

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Buscar no Google
Índice: LILACS (Américas) Idioma: Português Revista: Rev. bras. cir. cabeça pescoço Ano de publicação: 2011 Tipo de documento: Artigo