Your browser doesn't support javascript.
loading
Carcinoma de nasofaringe: análise da importância prognóstica da imunoexpressão da galectina-3 e proteínas de matriz / Nasopharynx Carcinoma: Analyse of the prognostic importance of the immunoexpression of galactin-3 and matrix proteins
Vicente Tagliarini, José; Cortez Montovani, Jair; Nakajuma, Victor; Celice Castilho, Emanuel; Custódio Domingues, Maria Aparecida.
  • Vicente Tagliarini, José; Doutorado em Bases Gerais da Cirurgia (Professor Assistente Doutor do Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP)..
  • Cortez Montovani, Jair; Professor Titular (Professor Titular do Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP).
  • Nakajuma, Victor; Mestrado em Bases Gerais da Cirurgia (Professor Assistente do Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP)..
  • Celice Castilho, Emanuel; Doutorado em Bases Gerais da Cirurgia (Médico Otorrinolaringologista do Hospital de Clínicas de Botucatu)..
  • Custódio Domingues, Maria Aparecida; Doutorado em Patologia (Professor Assistente Doutor do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP)..
Artigo em Português | LILACS-Express | LILACS | ID: lil-639254
RESUMO
Objetivo: Estudar a expressão da Galectina-3 e a distribuiçãodas proteínas de matriz, laminina, fibronectina e colágeno IV,em 30 amostras teciduais de carcinoma de nasofaringe (CNF)e correlacionar com as características clinicopatológicas,agressividade tumoral e sobrevida dos indivíduos. Forma deestudo: clínico retrospectivo. Material: Foram estudadas pormétodo imunohistoquímico a expressão das proteínas de matrize a galectina-3 de 30 amostras teciduais de 26 pacientes comdiagnóstico de Carcinoma de Nasofaringe. Resultados: A análisemostrou que a media etária foi de 48 anos, com o pico de prevalênciaentre 60 a 69 anos, e predominância do sexo masculino de 2:1. OCarcinoma Escamoso Não Ceratinizante Indiferenciado foi maiscomum em 23 amostras (76,7%), o Carcinoma Escamoso NãoCeratinizante Diferenciado em 4 amostras (13.3%) e CarcinomaEscamoso Ceratinizante em 3 amostras (10,0%). A expressãoda laminina que normalmente é restrita à parede dos vasos e nalâmina própria, estava muito aumentada na matriz das célulasneoplásicas em 23 amostras (76,7%); a fibronectina foi positivaem 13 amostras (43%) e a galectina-3 foi positiva em 21 amostras(70%). Tivemos correlação positiva da laminina, fibronectina egalectina-3 em 7 amostras (23,3%) e entre laminina e galectina-3em 11amostras (36,6%). Conclusão: A expressão positiva daGalectina-3 e da laminina não mostrou correlação significativaquanto à agressividade tumoral e a sobrevida dos pacientes,enquanto a expressão da fibronectina está associada a menortaxas de recidiva tumoral.

Buscar no Google
Índice: LILACS (Américas) Tipo de estudo: Estudo prognóstico Idioma: Português Revista: Rev. bras. cir. cabeça pescoço Ano de publicação: 2011 Tipo de documento: Artigo

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Buscar no Google
Índice: LILACS (Américas) Tipo de estudo: Estudo prognóstico Idioma: Português Revista: Rev. bras. cir. cabeça pescoço Ano de publicação: 2011 Tipo de documento: Artigo